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21/09/2017 09:53

Como captar clientes na advocacia? 5 dicas práticas


São Paulo, SP--(DINO - 21 set, 2017) - Todos nós sabemos como a vida de advogado(a) não é nada fácil. Seja atuando como advogado autônomo ou em um escritório de advocacia, seu dia a dia é composto de um turbilhão de atividades, o que pode limitar algumas atividades como a capacidade de captação de novos clientes.

Vendo isso, resolvemos oferecer 5 dicas PRÁTICAS para seu negócio.


1) Tenha um website pessoal ou de seu escritório

O mercado digital Brasileiro segue as tendências dos Estados Unidos no quesito volume e formato de utilização da internet. Aproximadamente 30% da população brasileira faz pesquisa antes de consultar ou comprar algum produto ou serviço..

Podemos dizer que se você e/ou seu escritório não possuem um site, vocês estão deixando de serem considerados uma opção para 30% da população do Brasil, simplesmente por não aparecerem onde eles estão procurando.

Sabemos que o foco dos profissionais de direto não é tecnologia, muito menos desenvolvimento de sites, portanto recomendamos que você busque um fornecedor especialista no assunto. Aqui ficam sugestões de ferramentas práticas:

- Wordpress: Plataforma opensource que permite criação de sites "pré-prontos";
- LinkedIn: Não quer um site? Faça um perfil no linkedin, uma rede social dedicada ao networking de profissionais de todas as áreas.


2) Cadastre seu escritório no Google Places

Você pode não saber, mas o Google (e outros mecanismos de busca) levam em consideração sua localização física e seu histórico de pesquisa para apresentar resultados mais relevantes para você.

A partir do momento que pessoas em sua região buscam, por exemplo, por "advogados", o Google tende a posicionar nas primeiras posições resultados do Google maps e Google places, ou seja, resultados relevantes e que permitem que o usuário encontre mais rapidamente os advogados mais próximos de si.

A solução para você é cadastrar seu escritório no Google Places e aguardar para que seu endereço passe a ser ativado em sua região quando alguém buscar por "escritório de advocacia" no Google. Lembre-se de cadastrar corretamente suas informações, principalmente e-mail e telefone.


3) Utilize um software jurídico para gestão de processos

Sua agenda e suas pastas de processos são seu ativo mais valioso. Deixar de comparecer a algum evento, reunião ou audiência importante assim como perder tempo buscando documentos em uma pasta de processo ou até a chance de perder uma pasta são problemas comuns, porém inaceitáveis para um profissional jurídico respeitável.

A boa notícia é que ambos os problemas podem ser resolvidos facilmente com a adoção de um software jurídico para gestão de processos e agendas, normalmente integrado com seu Outlook, já estabelecidos no mercado e com diversos clientes satisfeitos.

O seu foco enquanto profissional jurídico é encontrar a melhor forma de resolver o problema de seu cliente e não perder tempo com atividades operacionais e repetitivas. Um software jurídico garante agilidade e a integridade de todas as suas informações importantes.

Recomendamos que você baixe o ProJuris , o melhor software jurídico online com mais de 20 anos de experiência na otimização do dia a dia de advogados autônomos e escritórios de advocacia.

"A sensação de ficar sem o ProJuris é como ficar parado em uma residência sem energia elétrica. Hoje pensamos que é impossível operacionalizar nosso escritório sem o sistema.", Dr. Rodrigo Fernandes Rebouças.


4) Distribua cartões de visita

Cartões de visita são uma das formas mais simples e antigas de comunicação da história. Servem para você ser lembrado, não ser esquecido e manter-se presente na memória de potenciais clientes.

Apesar de ser uma dica básica e lógica, diversos advogados e profissionais jurídicos focam-se tanto em suas atividades base que acabam esquecendo de ações de comunicação como a criação e distribuição de cartões de visita.

Esta dica vale não apenas para profissionais de escritórios e advocacia, mas principalmente para os recém formados que anseiam em iniciar sua carreira solo em algum momento futuro. Dados básicos como seu nome, telefone, e-mail, OAB e especialidade desejada impressos em um papel podem gerar diversas oportunidades de negócio, desde que estes "papéis" não fiquem para sempre guardados em sua carteira ou gaveta. Quem não é visto, não é lembrado!


5) Adote uma estratégia financeira de recorrência

Muitos advogados e escritórios costumam passar por problemas de fluxo de caixa por dependerem de renda e benefícios atrelados à decisões judiciais. Este tipo de decisão dificilmente possui data definida e se for a única fonte de renda do escritório/advogado, pode acabar por inviabilizar sua atividade.

Neste caso sugerimos que você adote uma estratégia financeira de recorrência, a fim de viabilizar financeiramente sua atividade.

Legal, mas como fazer isso?

- Faça contratos atrelados a pequenos pagamentos mensais

Seu cliente quer que você se dedique à causa dele e você precisa receber para continuar exercendo sua atividade de maneira eficiente. Combine com seus clientes, além dos honorários e percentuais pós decisão, pequenos pagamentos mensais pois desta forma você pode fornecer a ele a atenção e dedicação que seu processo precisa e ele poderá, em contrapartida, cobrar e acompanhar melhor seu trabalho.

O pagamento destas mensalidades permitirá que seu escritório tenha uma renda mínima recorrente todos os meses para saldar as contas básicas. Ao não depender destes "grandes prováveis pagamentos" você consegue estabilizar suas finanças e planejar o crescimento sustentável de seu negócio.

- Utilize um software para gestão financeira de seu escritório

Você precisa ser remunerado por cada hora de trabalho dispendido em função de seus clientes. Você também precisa garantir que todos as mensalidades de seus clientes sejam cobradas e recebidas mensalmente. A saúde financeira de seu negócio depende do cumprimento correto destas duas atividades.

Como dito anteriormente, seu foco deve sempre estar em encontrar a melhor forma de resolver os problemas de seu cliente, portanto, continuamos recomendando que você utilize um software jurídico para integrar sua agenda e suas atividades diárias (timesheet) com um módulo financeiro que garanta que cada uma de suas atividades seja devidamente cobrada e remunerada.

Website: https://www.projuris.com.br

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