Releases
29/06/2018 08:06

A Zeropeia: livro mais vendido do sociólogo Betinho vira filme de média metragem


Belo Horizonte--(DINO - 29 jun, 2018) - A Centopeia, uma das personagens mais famosas dos livros infantis brasileiros, acaba de ganhar um novo capítulo em sua história. É que prestes a completar 30 anos de lançamento, o livro infantil mais vendido do sociólogo mineiro Herbert de Souza, o Betinho, agora virou um filme de média metragem. O projeto é assinado pelos irmãos Paulo Spósito e Regina Souza, sobrinhos do autor e responsáveis pela direção geral.

Com duração de 27 minutos, "A Zeropeia" está disponível em DVD e tem legendas em português, inglês e espanhol, além de acessibilidade com Janela de Libras, para deficientes auditivos e Auto descrição, para deficientes visuais. A trilha sonora é outro carro chefe da história com músicas compostas por Vander Lee, Flávio Henrique, Chico Amaral, John Ulhoa e Affonsinho. Destaque também para os personagens do filme: a narração é do Contador de Histórias Roberto Carlos Ramos, o Leão Sérgio Pererê, a Centopeia Regina Souza, a Barata Marina Machado, o Boi Marku Ribas, o Macaco Maurício Tizumba, a Cobra Fernanda Takai, a Coruja Vander Lee e a Corujinha Laura Catarina. A animação é da Immagini Animation Studios.

O filme está disponível em lojas físicas e virtuais, pelo preço único de R$30,00 (trinta reais). Além disso, o público pode acompanhar o trailer e alguns clipes do filme nas redes sociais, gratuitamente. Paulo Spósito, diretor geral, produtor executivo e idealizador do projeto, conta que teve a ideia do filme em 2004 quando ele coordenava a Campanha "Natal sem Fome", do Betinho, na capital mineira. Na época, Regina teve a ideia de transformar o livro "A Zeropeia" em disco. Juntos eles produziram o CD "A Zeropeia" e a renda foi destinada à Campanha. "Desde então eu tinha vontade que o CD também virasse um DVD". Ele conta que a ideia foi ganhando força, principalmente, quando ele percebeu o sucesso das músicas. Além disso, o livro "A Zeropeia" é muito usado como material didático pelas instituições públicas e particulares de todo o Brasil. Não só o livro, mas também o disco. "Todo mundo falava que as músicas eram muitos legais. E depois que minhas filhas nasceram isso foi ficando cada vez mais forte. Em 2014 resolvi tirar este projeto do papel".

A produção do média-metragem aconteceu no final do ano de 2017 e início de 2018. "A Zeropeia é a primeira parte de um projeto maior que inclui transformar os outros dois livros da Coleção da Centopeia também em animação, já que o Betinho escreveu a sequência da história. Para Paulo a história "A Zeropeia" é muito atual. "A criança aprende a conviver com as diferenças e se aceitar. Tem um conteúdo educacional muito forte".

O DVD "A Zeropeia"conta um disquinho colorido, encarte de letras e ainda com um encarte de Jogos e Brincadeiras, em que as crianças poderão colorir os personagens do filme e brincar com caça palavras, jogos dos erros, ligue os pontos e muito mais. "A Zeropeia é um dos livros mais vendidos do Betinho, mais que as publicações sobre sociologia e cidadania. Durante muitos anos, ele foi só um livro físico com as ilustrações e com o texto. Depois ele virou um CD de músicas infantis, um show teatral produzido na época pela Cia. Burlantins (Cia da qual faziam parte Regina Souza, Marina Machado e Maurício Tizumba). E agora, acompanhando a linguagem atual ele se torna uma animação", reforça Daniel Souza, filho do Betinho. Ele complementa dizendo que quando o Paulo e Regina, seus primos, propuseram a realização do filme, ele viu a possibilidade de ampliar ainda mais a visibilidade da história. "A Zeropeia fala sobre a questão da diversidade, sobre a gente se aceitar como a gente é e não ser o outro. Por isso, quanto mais pessoas, crianças e escolas tiverem acesso, mais viva será a luta do Betinho, pela cidadania e respeito aos direitos humanos". Daniel acredita ainda que seu pai teria adorado a ideia de fazer uma animação. "Onde quer que ele esteja ele deve estar feliz que uma história que começou com o livro infantil de algumas páginas, agora, terá uma animação superbacana".

Website: http://www.azeropeia.com.br/

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos