Releases
02/07/2019 17:44

Startup mineira propõe uma nova forma de solucionar a inadimplência no Brasil


Belo Horizonte, Minas Gerais.--(DINO - 02 jul, 2019) -
Um dos problemas econômicos mais latentes no Brasil é o alto e crescente número de inadimplentes. Segundo dados da Serasa Experian, o número de pessoas com o “nome sujo” alcançou 63 milhões em março desse ano, totalizando cerca de 40,3% da população adulta no país. Mas será que esse problema tem solução?


Uma Startup Jurídica mineira, sediada em Belo Horizonte, enfrenta essa questão sob um prisma diferente: o comportamento do devedor.  Segundo estudo da empresa, são quatro itens que influenciam para que consumidores fiquem inadimplentes: primeiro, a cobrança vem sempre sob a perspectiva da empresa; em segundo lugar, o consumidor tem dívidas com pelo menos três empresas diferentes, dificultando a quitação do débito; o terceiro ponto é que, normalmente, ele não possui educação financeira para realizar acordos sustentáveis a longo prazo e, por fim, o quarto fator é que o consumidor, por diversas vezes, se sente constrangido com os meios de cobrança existentes.


Atacando todos esses aspectos, surge o Tribunal do Consumidor (TDC), que propõe uma solução diferente. Primeiro, oferecendo conciliações extrajudiciais, em lugar dos métodos usuais de cobrança. Posteriormente, são oferecidas as possibilidades de pagamento sob a perspectiva do devedor e para várias empresas diferentes. Se o Uber tem seus motoristas, o TDC tem seus Conciliadores Extrajudiciais, que levam consumidores às empresas, realizando uma educação financeira e deixando tudo mais leve, sem procedimentos de cobrança e acompanhando toda a negociação.


Enfrentar esse problema da inadimplência que, mesmo com a proliferação dos meios de cobrança atuais, não consegue ser solucionado, é uma necessidade emergente brasileira. E espera-se que, com empreendedorismo e criatividade, o Brasil consiga solucionar essa “bola de neve” que aflige boa parte da população brasileira.



Website: http://www.tribunaldoconsumidor.com.br

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos