Releases
15/02/2019 16:38

Os 4 segredos para vencer o "Desafio 365 Músicas"


São Paulo--(DINO - 15 fev, 2019) - Já faz 340 dias que o compositor Pedro Rafa Neves publica uma música por dia, todos os dias, nas redes sociais. Estes são os 4 segredos que ele compartilha para quem quer levar um projeto como este adiante. O projeto vai chegar a 365 músicas dia 11 de março de 2019 no Instagram do compositor @pedrorafaneves.

1. Não Julgar

Não julgar os pensamentos. Ao tentar compor ou colocar as ideias para fora, existe uma ordem natural. Você pensa, julga o que pensa e, por último, expressa apenas o que aprova. Um dos segredos para estimular a criatividade é pular a etapa do julgamento. Para reforçar este hábito, pode-se acompanhar a frequência com que se compõe, quantificar as ideias, quantificar as músicas ? enfim, passar a quantificar o esforço ao invés de quantificar a qualidade. E no final do dia, quando há mais criações, acabam aparecendo melhores músicas também.

Não julgar as melodias. Para criar músicas boas, faz-se necessário criar músicas ruins. Essa etapa não tem como pular. É impossível só fazer música boa. No caso do Pedro, é necessário produzir, em média, sete músicas para que uma passe pelo seu crivo. Começar uma melodia e evoluir nela é o caminho para que surjam outras. Quando a melodia pentatônica aparece, por exemplo, vale se divertir com ela, depois, avançar para as outras escalas mais rebuscadas. A evolução é algo natural ? compor muitas melodias simples vão te obrigar a evoluir pois as músicas começam a soar parecidas.

Não julgar as harmonias. A sequência de acordes pode ser simples ou complexa. Sempre é recomendado sentir o que te agrada e criar melodias. A maioria das músicas que Pedro faz tem 4 acordes, mas assim que se aproxima do Jazz acaba compondo de maneira mais complexa também. Quando ele começou com o violão, fazia músicas de um acorde apenas, o mi menor. Por causa da limitação, acabou amadurecendo na criação de melodias.

2. Registrar Tudo

Grave tudo no celular mesmo. Todas as ideias são gatilhos para sua mente, seu coração ou o que estiver inspirando você naquele momento. Às vezes as ideias chegam prontas, mas na maioria das vezes é apenas um "suspiro" de melodia. Embora ela seja curta, inacabada e sem narrativa, no futuro ela pode ser maravilhosa. Acessando essa gravação, esse gatilho, em outro momento, é possível terminar a música com início, meio e fim.

Escreva tudo no papel. Pode ser no guardanapo ou no caderno, se você tem uma ideia de letra, registre. A música 158 do "Desafio 365 Músicas" é "Tem que Sambar", que foi feita em sala de aula. Ao lado de uma página de fórmulas de Termodinâmica estão os acordes e letras da música.
Quem manda é a ideia, e não o lugar. Quando estiver com vontade de se expressar, simplesmente crie. Certa vez Pedro estava na beira do rio e teve uma ideia de melodia. Na época, usou um gravador MP3 e conseguiu registrar a música "I Made Myself a Song", a primeira deste "Desafio 365 Músicas". Ela foi feita inteira na beira do rio. Depois, ao revisitar a ideia harmonizou a melodia com seu violão. Isso prova que às vezes a inspiração vem e o desafio é apenas registrar.

3. Respeitar o Trabalho

Catálogo! Quando tiver uma rotina de composição, há a necessidade de se organizar melhor. Graças a este projeto as músicas do compositor são catalogadas, com gravação, acordes e letras. As pastas são organizadas por ano e isso, além de prático, permite comparar sua produção anual em termos de quantidade e qualidade.

Chegou a hora da qualidade! O segredo é usar um sistema simples, de 1 a 5 estrelas. Isso te permite rapidamente saber quais composições devem ser descartadas e quais merecem entrar nos seus futuros discos.

Passar tudo a limpo! Muitas gravações são apenas ideias. Comece com a cifra, transcreva as letras e no final a estrutura. Nem sempre se termina de uma vez. Avançar é a regra. Sua percepção vai mudando e a música vai ganhando forma.

Gravando a evolução! A melhor parte é quando você vai para o estúdio produzir. Lá seus amigos vão contribuir para esse processo, o que motiva a compor mais. Sempre que tiver oportunidade, organize-se e leve um projeto para gravar. Lembre-se, ninguém é perfeito, e o importante é registrar sua arte. Hoje produzir ficou barato, já imaginou gravar um disco 50 anos atrás?

4. Persistir e Aprender

Se a inspiração é o combustível, a disciplina é o motor. A verdade é que são pequenos passos que levam a vencer este "Desafio 365 Músicas". Embora produzir 365 músicas assuste, quando você se concentra em produzir a música do dia, ganha confiança.

O presente do autoconhecimento. O melhor de tudo é perceber que quando você se expressa o stress vai embora e traz autoconhecimento. Tudo fica mais leve. Quando você pula a etapa do julgamento por meio do improviso é possível observar o que se pensa de errado, estar consciente e mudar de atitude.

Espero que estes segredos te ajudem na sua jornada como músico, compositor ou na vida em geral. Se você se interessou pelo trabalho do Pedro Rafa Neves acompanhe o "Desafio 365 Músicas" nas redes sociais:

YouTube: http://bit.ly/desafio365musicas
Instagram: http://bit.ly/365musicasinstagram
Facebook: http://bit.ly/365musicasfacebook
#desafio365musicas #365musicchallenge

Website: http://pedrorafaneves.com

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos