Releases
07/03/2018 03:26

Empresas sob pressão - Funcionários querem a mesma acessibilidade simples aos aplicativos em nuvem que os consumidores, aponta pesquisa da Gemalto


AMSTERDÃ--(BUSINESS WIRE-DINO - 07 mar, 2018) -
Uma nova pesquisa da Gemalto, líder mundial em segurança digital, descobriu que a proliferação de aplicativos em nuvem e o uso de diversos dispositivos nas empresas levou a quase dois terços (64%) dos líderes de TI a admitir que suas equipes de segurança estão considerando implementar o acesso de nível consumidor aos serviços em nuvem para os funcionários. Em uma pesquisa com mais de 1.000 tomadores de decisões da área de TI do mundo todo, o Identity and Access Management Index (Índice de gestão de identidade e acesso) 2018 da Gemalto revelou que a maioria (54%) acredita que os métodos de autenticação aplicados em seus negócios não são tão bons em comparação com os encontrados em sites populares, como Amazon e Facebook.

Com o uso cada vez maior de aplicativos em nuvem, mais funcionários trabalhando remotamente e pressionando sua empresa para fortalecer a autenticação e garantir a facilidade, os tomadores de decisão da área de TI estão interessados em "consumizar" o processo de login. De fato, 70% dos profissionais de TI acreditam que os métodos de autenticação aplicados no universo do consumidor podem ser implementados para garantir o acesso aos recursos empresariais.

Apesar disso, 92% dos líderes de TI expressam sua preocupação no uso de credenciais pessoais para o trabalho. Isso acontece pois 61% dos entrevistados admitiram que ainda não estão implementando a autenticação de dois fatores para permitir o acesso à sua rede, deixando-os potencialmente vulneráveis a criminosos virtuais.

Ao mesmo tempo, parece existir um reconhecimento crescente de que as novas abordagens de acesso à nuvem podem contribuir para aliviar esses problemas. 62% dos entrevistados acreditam que as ferramentas de gestão de acesso à nuvem podem ajudar a simplificar o processo de login para usuários, enquanto 72% afirmaram que implementar uma solução de gestão de acesso à nuvem é reduzir a ameaça de violações em grande escala. O fato de 61% dos entrevistados declararem ainda que a gestão ineficiente da identidade na nuvem seria um fator importante para adotar uma solução de gestão de acesso à nuvem, mostra que a escalabilidade e as despesas gerais de gestão também são uma grande preocupação para os profissionais de TI.

"Essas descobertas mostram claramente que os gerentes de TI estão lutando para equilibrar a necessidade de uma experiência de login simples, fácil e segura", disse Francois Lasnier, vice-presidente de Gestão de Identidade e Acesso da Gemalto. "Embora exista uma necessidade de facilitar as coisas para os funcionários, não podemos abrir mão da segurança. Os gerentes de TI e das unidades de negócios precisam fazer o melhor para descobrir os riscos e sensibilidades associados com os diversos aplicativos usados em suas organizações e, em seguida, usar políticas de gestão de acesso para administrar os riscos e aplicar o método apropriado de autenticação. Dessa forma, podem garantir uma experiência de login conveniente para seus usuários, ao mesmo tempo que mantêm a segurança de acesso. "

Com o crescimento do trabalho remoto, a nuvem e o acesso seguro aos aplicativos se tornaram importantes para as organizações. Como resultado, quase todos os entrevistados (94%) acreditam que a gestão de acesso à nuvem é parte integrante da adoção destes aplicativos. De fato, nove em cada 10 também consideram que a gestão ineficaz de acesso à nuvem pode causar problemas para a empresa, como segurança (52%), ineficiência na gestão do tempo por parte da equipe de TI (39%) e aumento das despesas operacionais e custos de TI (38%). Apesar desse enfoque na proteção dos aplicativos em nuvem, apenas três dos 27 usuários (na média1 por organizações) estão protegidos com autenticação de dois fatores.

"O rápido aumento de aplicativos em nuvem trouxe muitas vantagens às organizações, mas também causou um alto grau de fragmentação na sua capacidade de gerenciar a segurança de acesso em inúmeros aplicativos em nuvem e no local", continuou Lasnier. "Sem ferramentas efetivas de gestão de acesso, isso pode acarretar um maior risco de violação, falta de visibilidade dos eventos de acesso, sobreposição regulamentar e prejudicar a capacidade das organizações de escalar suas soluções em nuvem. "

Recursos adicionais:

  • Para obter mais informações, incluindo o relatório completo, dados regionais e infográficos, visite o site da IAMI.
  • A Gemalto vai realizar um webinar no dia 8 de março sobre as tendências da Gestão de Identidade e Acesso: A consumização da segurança empresarial. Clique aqui para se inscrever.
  • Saiba mais sobre as soluções de gestão de acesso da Gemalto.
Sobre a Gemalto

A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com receitas anuais de ? 3 bilhões em 2017 e clientes em mais de 180 países. Nós levamos confiança a um mundo cada vez mais conectado.

De software seguro até biometria e criptografia, nossas tecnologias e serviços permitem que empresas e governos autentiquem identidades e protejam dados, de maneira que fiquem seguros e possibilitem serviços em dispositivos pessoais, objetos conectados, na nuvem e entre eles.

As soluções da Gemalto estão na essência da vida moderna, desde o pagamento à segurança corporativa, passando pela Internet das Coisas. Nós autenticamos pessoas, transações e objetos, criptografamos dados e criamos valor para o software - possibilitando que nossos clientes protejam serviços digitais para bilhões de pessoas e coisas.

Nossos 15.000 funcionários estão distribuídos em 114 escritórios, 40 centros de personalização e de processamento de dados e 35 centros de desenvolvimento de software, localizados em 47 países.

Para saber mais, visite https://www.gemalto.com.br, ou siga no Twitter @gemaltolatam e no LinkedIn em www.linkedin.com/company/gemalto.

_______________

1 http://www2.gemalto.com/cloud-security-research/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Gemalto Tauri Cox, +1 512 257 3916
América do Norte
tauri.cox@gemalto.com ou
Sophie Dombres, +33 4 42 55 36 57 38
Europa, Oriente Médio e África
sophie.dombres@gemalto.com ou
Jaslin Huang, +65 6317 3005
Ásia-Pacífico
jaslin.huang@gemalto.com ou
Enriqueta Sedano, +52 5521221422
América Latina
enriqueta.sedano@gemalto.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos