Releases
10/08/2017 14:04

Guia prático: conheça os 8 queijos mais tradicionais


São Paulo - SP--(DINO - 10 ago, 2017) - Você sabia que existe mais de 4.500 tipos de queijo no mundo? Com tanto queijo assim foram criadas algumas classificações para identificar essa tamanha diversidade de queijos

Uma das classificações mais usadas é de acordo com a textura. Como os queijos duros, semiduros, cremosos e frescos. Separamos algumas classificações para te ajudar a entender melhor esse universo incrível dos queijos

No guia prático de hoje nós preparamos algumas dicas básicas sobre alguns tradicionais de queijo. Assim você aprende a harmonizar e quem sabe também preparar aquela noite de fondue ou queijos e vinhos para os amigos.

Emmenthal e Gruyere

Da classe dos queijos suíços, tanto o emmenthal como o Gruyere são queijos clássicos e que funcionam muito bem tanto para um sanduíche como para o fondue

O queijo emmenthal possui um sabor suave, levemente adocicado e massa com olhaduras. É o tipo de queijo essencial no fondue - podendo ser consumido em molhos brancos, sopas cremosas ou como recheio.

Já o queijo gruyere, possui um sabor peculiar. O primeiro sabor é frutado e com um toque levemente picante que finaliza com aroma de nozes.

Queijo Brie

De origem francesa, caracterizado pela degradação enzimática da Penicillium. Possui um sabor característico que se intensifica na medida do envelhecimento e o passar do tempo. O queijo brie é aclamado como um dos melhores queijos do mundo. Pode ser feito de leite cru ou pasteurizado

Queijo de búfala

Se você procura por uma opção mais saudável, sem dúvidas o queijo de búfala é o mais indicado. Diferente dos outros tipos de queijo, ele apresenta valores nutritivos muito superiores.

Com menor teor de colesterol e com muito mais proteína, além de ser rico em cálcio, vitaminas, fósforo, ferro, magnésio e potássio.

Queijo Mussarela e Provolone

Da classe de queijos considerados frescos e maturados. Os queijos mussarela e provolone possuem uma textura elástica e resistente.

Ambos criados no sul da Itália, possuem um ótimo derretimento que é feito através de um processo chamado de pasta filata, na qual o leite é coalhado e mergulhado em soro de leite quente.

Gorgonzola e Roquefort

Conhecido como queijos azuis, tanto o queijo gorgonzola como o queijo Roquefort são caracterizados pelo sabor intenso e por sua textura macia e quebradiça.

O roquefort é feito de leite de ovelha e leva cerca de 3 meses ou mais para envelhecer nas cavernas de pedra calcária na frança. Já o Gorgonzola é considerado um dos melhores queijos italianos, É perfeito como acompanhamento de peras, maçãs e pêssegos e vai muito bem com vinho tinto.

Conservação e armazenamento

Quanto a conservação do queijo, o importante é seguir o que a embalagem descreve sobre o armazenamento. O mais indicado é manter o queijo sob refrigeração.

Mas sempre proteja o queijo antes de guardá-lo na geladeira, porque outros alimentos podem causar contaminação e a corrente de ar frio pode alterar a textura e também propiciar o ranço do produto. Atente-se pois o queijo pode mudar de cor quando oxida.

Quando exposto ao oxigênio ficando com a cor amarela. Se um queijo tipo minas frescal mudar para cor verde, por exemplo é sinal de que ele está estragado. Os queijos do tipo fresco e menos maturado possuem uma maior umidade e necessitam de baixas temperaturas para garantir a conservação.

Benefícios do queijo

O queijo possui inúmeros benefícios para a saúde. Como se trata de um produto lácteo à base de leite, é altamente nutritivo e rico em vitaminas minerais, sendo considerado como um alimento indispensável em qualquer alimentação balanceada.

É sem dúvidas tanto um alimento básico como uma comida gourmet e pode ser encontrada na cor amarela, branco e verde. Podendo sua consistência ser dura ou macia.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre os queijos, que tal organizar uma noite de queijos e vinhos para seus amigos? Não perca tempo e acesse seu supermercado online e adicione tudo que você precisa ao seu carrinho.



Website: http://www.mambo.com.br/

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: