Releases
31/10/2017 17:25

Conheça técnicas de um RH estratégico


São Paulo, SP--(DINO - 31 out, 2017) - Seja para uma pequena, média ou grande empresa: é imprescindível adotar algumas estratégias básicas de RH. Para contratar bons profissionais, reter os talentos do mercado, engajar os funcionários e até mesmo durante um processo demissional, é muito importante aplicar algumas técnicas realizadas pelos profissionais de recursos humanos.

Ao adotar as técnicas de RH, é possível tirar conclusões a respeito da performance dos seus funcionários e, a partir então, saber quais estratégias devem ser mantidas e o que deve passar por mudanças.

Sendo assim, listamos aqui algumas técnicas básicas que devem ser aplicadas na sua empresa para realizar uma boa gestão de pessoas. Confira!

Promova a interação dos funcionários

Depois de realizar um processo de contratação, é preciso auxiliar o processo de integração do novo funcionário com o próprio time e também com as outras áreas.

Isso é preciso porque é importante que os funcionários saibam o que a empresa na qual atua oferece como um todo, e não somente o que a sua área entrega como resultados.

Sendo assim, o ideal é realizar um treinamento para explicar detalhadamente quais serão as atividades e as responsabilidades do contratado, bem como quais são as atividades dos demais times de trabalho.

Ressalte os valores da empresa

É muito importante que todos os funcionários compreendam quais são os valores e a cultura da empresa na qual trabalha. Esse fator é ideal tanto para determinar uma série de comportamentos que são aceitos ou não pela empresa, bem como para promover a integração entre todas as áreas.

Tenha um padrão de avaliação

O feedback é uma prática muito comum nas empresas. Ele é importante para fazer o devido reconhecimento aos funcionários destaque, bem como para fazer uma crítica aos funcionários que não apresentam os resultados esperados.

No entanto, para fazer realizar um feedback que seja proveitoso e eficiente, é importante alinhar as técnicas de RH com os objetivos apontados pelos gerentes e supervisores da área.

Além disso, caso o feedback seja mais voltado para uma crítica, é preciso ter cautela com as palavras, o tom e a postura. É importante ressaltar que deve ser uma crítica construtiva, com o objetivo de apontar o caminho que deve ser trilhado pelo funcionário para que ele possa melhorar a sua performance e entregar os devidos resultados.

Organize eventos

Uma das maneiras de manter a equipe engajada é realizar eventos em datas típicas e também nos aniversários, seja dos funcionários ou da própria empresa.

No caso dos aniversários dos funcionários, é ideal separar um dia do mês para parabenizar os aniversariantes daquele determinado mês. Além disso, nos períodos de festas típicas, como halloween ou festa junina, por exemplo, é bacana promover pequenos eventos.

É mais uma oportunidade de promover integração e, claro, proporcionar um clima descontraído e diminuir o nível de estresse dos funcionários.

No entanto, é importante que as comemorações não afetem o ritmo de trabalho dos contribuidores. Sendo assim, crie um calendário oficial da empresa e disponibilize para todos com o objetivo de alinhar a rotina da empresa com as demandas dos funcionários.

Modernize os benefícios

Antes de aceitar ou não uma proposta de emprego, os candidatos não avaliam somente o salário, mas também os benefícios, a distância e outros fatores.

Sendo assim, procure oferecer benefícios, seja para reter aquele candidato mais disputado pelo mercado, ou mesmo estimular os funcionários já contratados. No entanto, é preciso ter cautela e alinhar as propostas de benefícios com a equipe responsável pela parte financeira da empresa.

Contudo, o fato de oferecer benefícios gera uma demanda de atividades à equipe de RH. Para não sobrecarregar os funcionários dessa área, é possível terceirizar a gestão de benefícios e evitar fraudes ou erros com relação a verba destinada aos benefícios.



Website: https://www.vb.com.br/

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos