Releases
26/12/2017 18:06

Em parceria com a Livraria Cultura, Escola Mutatis oferece a arte da atuação para todos os públicos


(DINO - 26 dez, 2017) - Quem nunca pensou em experimentar uma aula de atuação em algum momento? Seja para perder a inibição, melhorar a comunicação, para extravasar as emoções ou até para fazer novas amizades. A Escola Mutatis vem atender a todas estas necessidades e preencher uma lacuna neste segmento.

Com foco nas principais técnicas de atuação contemporâneas (Ariane Mnouchkine, Harold Guskin, Sanford Meisner, entre outras), a escola chega para oferecer aulas a todas as faixas etárias, desde os 4 anos até a terceira idade. Os cursos são ministrados em parceria com a Livraria Cultura (em São Paulo e no Rio de Janeiro) - confira programação no site www.escolamutatis.com.br.

As aulas visam o desenvolvimento da comunicação, da concentração, da criatividade e da capacidade de responder sob pressão. Também se trabalha a autoconfiança, a autoestima, a desinibição e a socialização, além do apuro estético e do repertório artístico. Por meio de exercícios e jogos cênicos com máscaras teatrais, textos e música, os alunos experimentam um pouco da arte milenar dos atores e aproveitam os resultados para suas necessidades pessoais.

"O principal objetivo do curso é contribuir para tornar consciente o 'artista potencial' de cada indivíduo, no estágio em que estiver, incentivando a confiança, a autonomia e a autoralidade de cada um, através da arte de atuar", explica a diretora e uma das idealizadoras da Escola Mutatis, Julia Carrera. Segundo ela, durante o processo de formação modificam-se os saberes, as condições, as idades, as opiniões, mas o que se espera é fixar o gosto pelo processo criativo e a confiança em si próprio, para que cada um possa levar estas ferramentas pela vida afora. "É um curso para todos, atores e não-atores", ressalta.

Julia explica que a proposta da Escola é levar a possibilidade da atuação para o maior número de pessoas e idades, por acreditar que a metodologia seja uma opção ao desenvolvimento pessoal das pessoas e não só profissional. "Por isso nos associamos a uma rede como a Livraria Cultura, e estamos buscando outras parcerias", revela. Outra frente da Mutatis será atuar diretamente com escolas de Educação Básica, oferecendo a atuação como um curso complementar, que irá desenvolver habilidades e competências essenciais para a formação das futuras gerações para o mercado de trabalho. "Acreditamos que cada um pode ser um artista singular e deve trilhar seu próprio caminho, e é nosso dever contribuir para desenvolver indivíduos cada vez mais autônomos, autores de suas próprias trajetórias", afirma Júlia.

Para crianças e adolescentes, o conteúdo das aulas de cada turma é alinhado ao recorte humanista que os Ensinos Fundamental e Médio costumam indicar para cada faixa etária, focando as interseções entre as artes cênicas de cada época e o momento atual. Empreendedorismo, criatividade e trabalho coletivo, por exemplo, estão entre as habilidades desenvolvidas, com conteúdo mais lúdico para a faixa etária de 04 a 06 anos.

Um dos principais diferenciais da Escola Mutatis é que a divisão das turmas é feita por idade, com grupos formados por iniciantes e iniciados juntos. "Acreditamos neste formato de turmas porque mesmo aqueles que já têm alguma experiência podem obter grandes ganhos em novos grupos. Futuramente, nossa ideia é montar um grupo que possa partir para projetos profissionais", destaca.

Para a terceira idade, as técnicas do teatro são utilizadas como dispositivos de jogos e vivências que desenvolvam a criatividade, o bem-estar, a memória, a concentração e, principalmente o convívio social e o trabalho em grupo.

Já para adultos, o curso oferece uma gama de desafios e estímulos tanto para iniciantes quanto para atores já experientes, que poderão experimentar diversas técnicas de atuação. Da mesma forma, acontece o curso voltado para executivos, e todos aqueles que procuram as técnicas da cena para o desenvolvimento pessoal e profissional. Os textos e materiais de estudo são escolhidos de acordo com os grupos.

TURMAS E HORÁRIOS
As aulas são conduzidas por Julia Carrera e sua equipe e acontecem uma vez por semana, com duração em média de 1h50. Para as turmas regulares de 2018, estão abertas inscrições. As aulas livres regulares acontecem de segunda a sábado, nos auditórios da Livraria Cultura, em São Paulo, e no Rio de Janeiro, aos sábados, na Livraria Cultura - Cine Vitória. Clique aqui para conferir a grade completa.

Cursos Gratuitos - Entre os dias 09 e 12 de janeiro, a Escola oferecerá oficinas gratuitas para crianças em Unidades da Livraria Cultura da capital paulista. As vagas são limitadas e para se inscrever basta mandar um e-mail para atendimento@escolamutatis.com.br. Para mais informações, acesse o site www.escolamutatis.com.br ou pelo WhatsApp (11) 96591-9915.

Sobre as idealizadoras
Julia Carrera foi responsável por implementar os cursos de atuação da Casa Aguinaldo Silva de Artes, onde deu aula para mais de 250 alunos, e administradora, de 2014 a 2017, do Teatro "O Tablado", do Rio de Janeiro. É atriz, professora e diretora, e atua na área de produção cultural em artes cênicas no Rio de Janeiro e São Paulo, desde 1999. Tem Mestrado em Artes da Cena na Escola de Comunicação da UFRJ, com o projeto "Les Éphéméres" - Cinema em cena no Théâtre du Soleil. É formada em Comunicação Social pela UFRJ, em Interpretação pela CAL (Rio de Janeiro), cursou o Tablado por dez anos e participou do estágio de 2002 no Théâtre du Soleil (Paris, França). Atuou como coach de atores nas novelas Além do Horizonte, Em Família e no telefilme Didi e o Segredo dos Anjos, além de atender agências de atores. Como professora de teatro, ministrou aulas na escola Sarah Dawsey (Rio) por 4 anos, para mais de 700 alunos, além de oficinas em festivais e mostras de teatro. Foi professora assistente no teatro O Tablado entre 1997 e 2003.

A realização do projeto é da RDP Cultural, atuante no mercado de produção cultural e de eventos desde 2004 e dirigida pela publicitária e empresária Renata Pina.

Renata Pina é publicitária, empresária, produtora cultural e de eventos. Graduada em Propaganda e Marketing e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo INSPER. Atuou na área de Marketing de grandes empresas por quase quinze anos.

Website: http://www.escolamutatis.com.br

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: