Releases
29/10/2018 17:04

Prevenção é a principal ação contra a queda de móveis em crianças


São Paulo--(DINO - 29 out, 2018) - Após a morte de mais uma criança nos Estados Unidos, o recall de 29 milhões de cômodas e armários da Ikea (marca da Suíça responsável pela produção de móveis a baixo custo) chamou a atenção para os riscos de tombamento de móveis e eletrodomésticos de grande porte, como fogões e TVs.

Uma criança morre, em decorrência de queda de TV, eletrodoméstico ou móvel sobre ela, a cada duas semanas nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o Inmetro se posicionou e lançou uma campanha de conscientização acerca desses riscos, firmando parceria com a ONG Criança Segura.

Importância da conscientização

No caso de quedas de móveis, é preciso que haja mais informação sobre os riscos envolvidos nesse tipo de acidente para que assim as pessoas tomem consciência de que isso pode ocorrer dentro da própria casa, a qualquer momento. Também, é preciso explicar como evitar tombamentos através de medidas simples de prevenção.

No Brasil, para traçar um índice de acidentes vinculados a quedas de móveis e eletrodomésticos entre julho e agosto de 2017, o Inmetro realizou um estudo: do total de pessoas questionadas, 93% afirmou já ter tomado conhecimento ou visto casos de crianças escalando em móveis pesados.

Desses 93% de pessoas pesquisadas, 77% disseram conhecer casos de crianças que chegaram a se acidentar por conta de um móvel ou TV que tombou sobre elas. A pesquisa ainda revelou um número significativo de lesões leves causadas pela queda de móveis ou eletrodomésticos, com cerca de 43%, e de lesões graves ou fatais, com aproximadamente 21%.

As crianças costumam ser agitadas, curiosas e, por isso, acabam subindo em móveis, muitas vezes para alcançar algum objeto. É preciso que os adultos mantenham-se atentos. Além da preocupação em torno do móvel, é preciso considerar também aquilo que é colocado sobre eles (potencializando seu peso).

Métodos preventivos para evitar acidentes

? Instale a TV em cima de um móvel robusto e estável, adequado para o tamanho e peso do objeto que ficará sobre ele;
? Fixe a TV ao móvel com abraçadeiras que evitam o deslizamento do aparelho, garantindo a segurança. Se possível instale-a na parede;
? Móveis com risco de tombar, como estantes, racks e cômodas, devem ser fixados na parede e no chão;
? Os objetos devem ser mantidos em uma altura segura de crianças;
? Os móveis devem ser conferidos com regularidade, para garantir que estejam bem aplicados no espaço de apoio;
? Móveis devem ser fixados no espaço de apoio de forma que não haja como a criança escalar e, possivelmente, cair;
? Se a casa ainda contar com aparelho de TV mais antigo, como TV de tubo, o mais recomendado é colocá-la em um móvel baixo e estável. Se o aparelho não estiver sendo usado, o correto é doar ou levar para a reciclagem;
? Ao instalar TVs de tela plana em um painel, em um móvel ou diretamente na parede, é preciso seguir à risca as instruções do fabricante e garantir que estejam afixadas de forma segura.

Para maior segurança no quarto do bebê: Kit antitombamento

A TulipaBaby oferece aos seus clientes o Kit antitombamento para ser afixado atrás do móvel ou na parede e garantir mais segurança para a família e menos risco de acidentes.

Navegue pelo site para conferir esses e outros produtos de segurança para o quarto do bebê.


Website: https://www.tulipababy.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos