Releases
04/04/2019 12:49

Especialistas da IEEE alertam para os principais riscos de novas tecnologias emergentes no Brasil e sugerem estratégias de prevenção


São Paulo--(DINO - 04 abr, 2019) - Foram apontadas ameaças nas tecnologias emergentes por membros brasileiros do IEEE - maior organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Para André Leon S. Gradvohl e Jacob Scharcanski, respectivamente pesquisador da Universidade de Campinas (UniCamp) e professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), são vulneráveis à violação de dados no País: mensagens trocadas por sensores e dispositivos de sistemas ligados ao setor público; comunicação entre equipamentos industriais; informações obtidas no monitoramento de sinais vitais de pacientes; dados transacionados em aplicativos de mobilidade e a utilização de biometria facial para a identificação de pessoas.

Segundo os especialistas, talvez a ameaça mais séria de ataques à segurança e à privacidade de dados resida no ataque a equipamentos, câmeras e sensores usados em sistemas de "cidades inteligentes". Entre as estratégias de prevenção aos riscos, recomendam protocolos de comunicação mais seguros e tolerantes a falhas na rede, mecanismos de criptografia e redes devidamente segmentadas, em combinação com um conjunto de instruções programadas em dispositivo de hardware.

Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.


Website: https://www.ieee.org/

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos