Releases
21/09/2017 10:35

Treino com aplicativo faz ciclista se tornar multicampeã de BMX e DownHill


São Paulo - SP--(DINO - 21 set, 2017) - Quando Steffi Marth ainda era uma criança, seus vizinhos construíram uma pista de obstáculos para que os garotos da pequena cidade alemã chamada Plessa pudessem andar de bicicleta. Desde que apareceu ali pela primeira vez, foi deixada para trás. Não por pedalar mais devagar ou pelo medo de saltar dos obstáculos, mas por ser menina e, por isso, sempre escutava que não era boa o suficiente. Esse mantra ecoa até hoje na mente de Steffi, e talvez por isso ela buscou superar seus limites. "Questiono minha capacidade diariamente e isso me fez disputar várias temporadas do Campeonato Mundial 4X e depois expandi para enduro, freeride e, mais recentemente, para a Downhill World Cup. Sou pentacampeã nacional de BMX & 4X e medalha de bronze nos Campeonatos Mundiais 4X de 2014 e 2015", comemora a ciclista.

Não foi só a questão de gênero que impulsionou o desenvolvimento de Steffi, até a sua cidade natal trazia um desafio a mais. "Era uma região totalmente plana. Eu não tinha a vantagem de acordar e ter as montanhas na porta de casa para treinar, assim como os melhores competidores no sul do país tinham. Precisei encontrar outras maneiras para exercitar a técnica e fortalecer meu corpo, principalmente o tronco. Então tive que sair de lá para poder vencer", conta a atleta. Mas cair na estrada não foi a solução definitiva para o problema: "A maior parte dos meus treinos aconteciam nos quartos de hotéis, com pouco espaço. Eu viajava pela Europa para competir e não tinha escolha. Eu precisava de um método de treino versátil e de um técnico que estivesse sempre disponível onde quer que fosse. O único problema é que não podia pagar por isso", relembra a atleta. Para conquistar sua melhor forma e poder competir no mesmo nível que os melhores ciclistas do país, Steffi recorreu ao seu smartphone, ou melhor, ao aplicativo Freeletics.

O Freeletics (www.freeletics.com) é um aplicativo de inteligência artificial que programa treinos personalizados de HIIT, Musculação e Corrida. Lançado na Alemanha em 2013, é usado em mais de 160 países e por mais de 16 milhões de Atletas Livres, como são conhecidos os membros da comunidade de usuários da plataforma. No Brasil, o Freeletics ultrapassou em 2017 a marca de 1,6 milhões de usuários, tornando-se o "personal trainer" mais popular do país. O app funciona como um treinador digital, que entende os feedbacks dos usuários para adaptar e personalizar ao máximos as rotinas de treino. A plataforma ainda com uma rede social interna que ajuda atletas, como Steffi, a trocar conhecimento com usuários do mundo todo e buscar motivação para seguir se aprimorando.

A história surpreendente de Steffi foi contada no curta metragem documental que faz parte da campanha mundial "Redefina Seus Limites", do Freeletics. O filme faz parte de uma série que vai contar histórias de superação de personagens do mundo todo que usaram a tecnologia para superar desafios sociais, esportivos e de saúde.

Assista ao vídeo com a história completa da inspiradora trajetória da ciclista alemã: http://bit.ly/2yc4Ak8

(O vídeo oferece legendas em português que podem ser selecionadas no botão CC)


Website: http://bit.ly/2yc4Ak8

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos