Releases
10/01/2018 12:17

Como ser reprovado em um processo seletivo antes mesmo da entrevista


Rio de Janeiro--(DINO - 10 jan, 2018) - Uma frase muito comum no meu dia a dia para com meus clientes é: você não terá a segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Se você acredita não estar 100% pronto para apresentar resultados obtidos, atividades desenvolvidas cronologicamente, ou acredita precisar de apoio na construção de uma apresentação profissional vencedora, não hesite e busque um especialista em assessoria de carreira ou trate de estudar sua trajetória profissional, seus diferenciais, habilidades de destaque, para que essas informações possam ser apresentadas e na hora correta durante o curso das entrevistas, lembre-se que em média você não terá se quer 60 minutos para conquistar a posição almejada e que estes poucos minutos podem fazer total diferença na sua história de vida e profissional, não permita-se por detalhes deixar de alcançar algo que gostaria e poderia ser seu, portanto abaixo listo dicas do que não fazer minimizando os riscos de reprovação antes mesmo de iniciar a entrevista de emprego.

* Ao receber a ligação do selecionador mostre interesse, fina educação e respeito, isso pode parecer o mínimo mas não é e nem um pouco! Lamentavelmente a maior parte das pessoas não sabe se quer receber uma ligação de uma empresa de RH ou recrutador e é eliminada sem se quer participar da entrevista.

* Se você não está em um lugar que tenha papel e caneta tente ir no curso da ligação se aproximando de algum lugar que tenha, pois terá que anotar o endereço, dia e hora, você "obrigar" o avaliador a ter que lhe mandar um e-mail por não ter conseguido chegar a um lugar que tenha como anotar pode lhe fazer correr o risco deste esquecer ou acabar ocorrendo qualquer outro obstáculo que você deixe de receber o envio e se quer poderá comparecer a entrevista.

* Estude a empresa antes de comparecer, conheça o que ela faz, qual seu modelo de negócio, é muito chato quando o candidato chega pra mim e pergunta: é vaga de que? Isso é empresa de que? Ora... Só isso já me responde o suficiente quanto ao tamanho do interesse do candidato na vaga.

* Se você for ao casamento de sua filha, ou sobrinha, ou alguém que lhe é realmente importante você iria de calças jeans? Iria de Tênis? Por que geralmente essa resposta é não? Porque você respeita esse momento e quer se apresentar da melhor maneira possível, logo, por que pensar diferente ao comparecer a uma entrevista de emprego?

* Não dite as regras do jogo, se o recrutador pediu seu currículo impresso e atualizado e você concordou em levar desta maneira não chegue na empresa sem um e peça um e-mail para que possa enviar, você pode resolver o problema da entrega do currículo mas já encaminhou uma mensagem ruim ao recrutador.

* Ao sentar-se à frente do entrevistador evite segurar a cabeça, bocejar, ou aparentar baixa energia, as empresas querem contratar alguém motivado e cheio de energia para colaborar com seu crescimento.

* A fim de gerar empatia inicial com o entrevistador fique presente em seu olhar e resposta corporal enquanto ele fala, o simples gesticular de uma cabeça já mostra que você está atento ao que ele fala, saiba aguardar a hora de começar a falar, quem inicia o bate-papo e o conduz é o entrevistador deixe-o confortável nessa função.

* Esperou na recepção por 15 minutos e já foi até a secretária avisar que está com pressa e se pode ser entrevistado logo pois possui outro compromisso logo em seguida... Não gosto de atrasos mas sei que eles acontecem e precisamos ser razoáveis, se o profissional já marcou outro compromisso bem em cima da entrevista que marcou comigo já me parece que não está tão interessado na minha oportunidade.

* Currículo desatualizado, amassado, rasurado... Se você se apresenta assim para o recrutador como quer que este entenda a maneira que irá apresentar seus serviços?

Website: http://www.riccirh.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos