Releases
06/08/2019 14:16

Novas tecnologias ampliam o conceito de Produção Mais Limpa e mudam o perfil do setor frigorífico


São Paulo--(DINO - 06 ago, 2019) - Sempre na berlinda quando o assunto é gestão e crise ligadas à marca, o setor alimentício, sobretudo o de bens refrigerados perecíveis ou de frigoríficos, está intimamente ligado às inovações pertinentes a novos processos e tecnologias que assegurem padrões mais elevados de higiene e segurança no manuseio e comercialização.

Um dos exemplos é a Norma Regulamentadora 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresa de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, que tem como objetivo estabelecer um padrão de qualidade para avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades de abate e processamento de carnes e derivado destinados ao consumo humano. A finalidade dessa NR é garantir mais segurança, saúde e qualidade de vida para os colaboradores deste setor, estabelecendo requisitos mínimos para realizar as atividades, priorizando a proteção dos trabalhadores.

Por outro lado, os consumidores também estão no foco quando o tema é segurança na manipulação de carnes e frios, que, como atesta o Guia Técnico-ambiental de Frigoríficos (carnes bovina e suína), estão submetidos ao conceito de P+L (Guias Ambientais de Produção mais Limpa), publicado pelo Sindicarnes (Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de São Paulo) em parceria com a Fiesp e a SMA/Cetesb.

Os novos rumos, tendências e tecnologias que nortearão esse mercado estarão em exposição de 6 a 8 de agosto na Tecno Carne 2019, evento que acontece no São Paulo Expo e que reunirá participantes e empresas de toda a América Latina do segmento de processamento de proteína animal.

Segurança de produção e consumo

Um dos fornecedores que aparecem como referência nesse setor, a Sunnyvale é um bom exemplo que define as tendências dos expositores da Tecno Carne deste ano.

A empresa mostrará, entre suas novidades, uma nova tinta usada em equipamentos de codificação (no caso, a Ax550i, da fabricante Domino) que oferece alta resistência a ambientes refrigerado agressivos. Chamada de 2BK159, a nova tinta foi especialmente desenvolvida para impressões em embalagens de produtos que serão congelados, tais como carnes, aves e peixes. Oferece alta resistência mesmo em aplicações cujas temperaturas variam de -18 a -40 ?C, nas quais, normalmente, as tintas oferecidas no mercado acabam não aderindo ao produto adequadamente, desaparecendo da embalagem antes de chegar ao consumidor final.

Outra novidade, desta vez voltada diretamente à segurança operacional em linhas de produção, é o lançamento da família Sunnyvale Detectáveis.

Tratam-se de itens diversos como canetas, luvas, toucas, entre outros, que possuem características em sua fabricação que os transformam visíveis aos de inspeção por Raio X e Detectores de Metais. No dia a dia em uma linha de produção, esses produtos são usados por operadores e podem ser perdidos facilmente nos trabalhos de cortes e processamento de produtos alimentícios. Contudo, através da nova tecnologia de detecção, esses acessórios podem ser localizados facilmente, gerando um ambiente controlado para os processos de produção mais exigentes.

"Nós estamos sempre em busca constante de soluções inovadoras para nossos clientes. Percebemos que havia uma real necessidade para que itens como estes fossem identificados por nossos equipamentos de inspeção e, agora, os produtos Sunnyvale Detectáveis auxiliam nos processos para que estejam em conformidades com normas regulatórias da Anvisa, bem como procedimentos de HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) ou, em português, APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) de segurança alimentar", analisa João Fortes, gerente de produto e marketing da Sunnyvale.


Website: http://www.sunnyvale.com.br

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos