Releases
06/12/2017 13:57

Redes Sociais e algoritmos estão influenciando as eleições e a Democracia


São Paulo, SP--(DINO - 06 dez, 2017) - A internet, principalmente as redes sociais, permitiram que no mundo todo surgissem novas formas de participação política e social da população. Para discutir este tema, em parceria com o Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS da ECA/USP, acontecerá no dia 8/12, o debate sobre net-ativismo: O Futuro Digital da Democracia. O encontro começa às 19h no auditório da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).

No atual contexto político brasileiro o debate sobre "democracia digital" tem muito a contribuir. No debate, que será comandado pelo Prof. Dr. Massimo Di Felice (livre-docente da USP), estarão presentes Enrica Sabatini e Davide Casaleggio, representantes italianos do MoVimento 5 Stelle (M5S), que vem aprofundando a democracia na Itália, buscando romper com a rigidez dos partidos políticos tradicionais, a partir do exercício da cidadania digital.

O M5S é um movimento político de cidadãos italianos apoiado em cinco pontos: água, ambiente, transporte, conectividade e desenvolvimento. Os membros do movimento utilizam a plataforma digital Rousseau para a participação nos debates e elaboração de propostas de leis. Esse sistema operacional propõe uma série de páginas nas quais os ativistas podem intervir a partir de uma lógica colaborativa na agenda política do Movimento.

O debate na FESPSP discutirá como as últimas gerações de redes digitais inauguraram novas formas de conexão não mais delimitadas apenas as interações entre pessoas e dispositivos, mas estendida a bancos de dados e territorialidades conectadas, que possibilitam o advento de ecologias de interação complexas entre entidades de diversas naturezas. Não é necessário inscrição prévia para assistir ao debate.

Serviço
Debate: Net-ativismo + MoVimento 5 Stelle e o Futuro Digital da Democracia
Local: Campus FESPSP (Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque - São Paulo/SP)
Data: 8 de dezembro de 2017
Participação: Prof. Dr. Massimo Di Felice (USP), Enrica Sabatini (M5S) e Davide Casaleggio (M5S).

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 84 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Agência FESPSP

Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br


Jorge Tateishi
11 31237800 ramal 844
11 976489494
jorge@fespsp.org.br

Website: http://www.fespsp.org.br

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos