Releases
21/09/2017 07:43

Dangote Foundation e GBCHealth unem forças para criar uma coalizão para a saúde


NOVA YORK, Sept. 21, 2017 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Dangote Foundation (www.Dangote.com) e a GBCHealth uniram forças para forjar um novo modelo de parceria, a Coalizão Empresarial Africana para a Saúde (African Business Coalition on Health - ABCHealth, em inglês), na África.


O Presidente da Dangote Foundation, Aliko Dangote, compartilhou os planos de criar uma Coalizão Empresarial Africana para a Saúde (ABCHealth), durante o Fórum Empresarial Global Bloomberg, do qual ele foi coanfitrião e que foi realizado juntamente com a Assembleia Geral das Nações Unidas, esta semana, em Nova York.

De acordo com ele, a coalizão de empresas e filantropos liderada por africanos buscará melhorar a saúde e o bem-estar de africanos, tanto no ambiente de trabalho quanto em comunidades mais amplas. Ele afirmou que a parceria irá desenvolver e implementar programas de saúde impactantes em toda a África, aprofundando o conhecimento, construindo evidências para investimentos futuros e fortalecendo a coordenação entre filantropos, líderes empresariais, empresas e redes empresariais locais africanos.

A Coalizão é baseada na liderança, reputação e poder de convocação da Aliko Dangote Foundation e na experiência, reputação e alcance global da GBCHealth. Questões essenciais que serão o foco da parceria variam entre nutrição e malária, com prioridades identificadas e acordadas pela liderança local.

Através da sua Fundação, Dangote realizou uma grande e sem precedentes contribuição inicial à GBCHealth de US$ 1,5 milhão durante três anos, como um apelo à ação e uma sinalização para a comunidade empresarial africana sobre a importância de trabalhar em equipe e investir em saúde.

O momento é oportuno para o setor privado demonstrar proativamente seu valor ao firmar parcerias para conduzir a uma nova era no desenvolvimento, disse o Sr. Dangote. A coalizão pode oferecer orientações bastante necessárias para garantir que atividades e investimentos estejam impulsionando os resultados em áreas em que o setor privado pode ter um impacto real, concentrando-se em soluções holísticas e integradas que ultrapassam fronteiras. Esperamos trabalhar com outros líderes empresariais como parceiros no desenvolvimento para estimular esse impacto.

O Copresidente do Conselho de Diretores da GBCHealth, Aigboje Aig-Imoukhuede, disse que essa coalizão reúne dois pesos-pesados da área de saúde e desenvolvimento.

Juntos, temos uma oportunidade de demonstrar como o investimento em saúde e a criação de populações mais saudáveis podem ajudar as empresas a maximizar o valor do acionista, acelerar o crescimento econômico e tornar a entrada em novos mercados mais viável.

A coalizão terá cinco objetivos principais ao longo dos seus três primeiros anos:

  • Incubar parcerias em programas prioritários de saúde para aumentar e acelerar resultados;
  • Trabalhar diretamente com empresas para otimizar programas no espaço de trabalho e na saúde comunitária;
  • Defender políticas e iniciativas que estimulem mudanças no nível do sistema;
  • Criar uma central de dados e informações específicas para a África e as empresas africanas;
  • Organizar eventos de liderança para convocar e estimular ações em torno de questões comuns da saúde, em todos os setores.
O programa será iniciado na Nigéria e implementado em regiões empresariais da África e outras ao longo dos próximos três anos.

O continente possui, atualmente, 400 empresas com receitas de mais de US$ 1 bilhão por ano, e essas empresas estão crescendo mais rapidamente e, em geral, são mais lucrativas que seus pares globais. Associadas a esses líderes regionais em rápida evolução, empresas pequenas e em crescimento criam 80% dos empregos do continente e estão aquecendo os motores do crescimento.

Nesse cenário, de acordo com Dangote, há um novo quadro de líderes empresariais e filantropos responsáveis, que entendem o valor e a promessa de investimentos sustentáveis de larga escala em países africanos, e estão preparados para causar um impacto ainda maior nas pessoas e economias do continente.

Investimentos em melhor treinamento, cuidados de saúde e responsabilidade da cadeia de fornecimento demonstraram um retorno financeiro direto através de ganhos em produtividade e eficiência, ao mesmo tempo em que o suporte a programas sociais acelerou o crescimento econômico e aumentou as receitas, o que, por sua vez, libera uma base de clientes mais ampla e torna a entrada em novos mercados mais viável.

Em seus comentários, a CEO da Dangote Foundation, Zouera Youssoufou, disse que a GBCHealth tem um sólido histórico de reunir grupos diversos para melhorar a saúde e o bem-estar de comunidades. Esperamos colaborar para criar uma comunidade empresarial africana unida, como uma força para um desenvolvimento mais saudável e mais inclusivo.

O que precisamos agora é de uma abordagem que combine o valor de informações locais e redes confiáveis com a vantagem de uma plataforma e conhecimento globais para dar suporte a um envolvimento mais coordenado e impactante do setor privado africano em todo o continente e dentro da comunidade de desenvolvimento global, comentou o Sr. Aig-Imoukhuede.

A coalizão baseia-se na abordagem empresarial do local para o global, que desenvolvemos na Nigéria através do nosso trabalho com a Aliança Corporativa para a Malária na África (CAMA, em inglês). A Aliko Dangote Foundation demonstrou conhecimento na implementação de programas de saúde orientados por resultados na Nigéria e em toda a África. Esperamos que nossa colaboração traga informações desse trabalho para uma audiência global, disse Nancy Wildfeir-Field, Presidente da GBCHealth.

Os planos imediatos incluem a contratação de um CEO baseado na África para a ABCHealth e a criação de uma base de apoio para a coalizão que trabalhe em prol do lançamento no início de 2018. 

A fundação fornecerá generosamente um escritório e apoio para a equipe da coalizão durante os primeiros três anos do desenvolvimento.

Esse é um projeto ambicioso e arrojado, disse Dangote, mas a única maneira de fazer a África avançar é tomando atitudes arrojadas, pensando grande, sonhando grande e fazendo coisas grandes ultrapassando barreiras, trabalhando além das fronteiras e em todos os setores com o governo e entre si.

Distribuído pela APO em nome do Dangote Group.

Assessoria de imprensa:
Francis Awowole-Browne
Francis.Awowole@Dangote.com
+234 806 630 4898


Primary Logo

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos