Releases
15/02/2019 13:44

Instituições de Sumaré serão beneficiadas com a oficina "Transformar em Arte"


Sumaré/SP--(DINO - 15 fev, 2019) - Instituições do município de Sumaré-SP serão as primeiras a receber a oficina 'Transformar em Arte', que atenderá diretamente 300 pessoas, no período de oito meses. Através de trabalhos manuais, os alunos utilizarão recicláveis e a criatividade para produções diversas. As primeiras turmas têm início em 19 de fevereiro na unidade I do Instituto Saber Social.

A unidade está localizada no bairro Parque Residencial Regina (Nova Veneza), e receberá a oficina de manhã e à tarde, agregando 40 crianças, que serão divididas nos dois períodos. O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC - ICMS/SP). A oficina 'Transformar em Arte' é uma produção da Renovarte Produções Culturais e tem patrocínio da Honda Automóveis do Brasil.

Para a coordenadora do Saber Social, Elenilsa da Silva, esse tipo de ação proporciona o contato com a arte e o envolvimento em grupo. "Contribui com a reflexão dos participantes de como cuidar do meio ambiente, e o maior benefício é a troca de experiências", ressalta. O projeto também será promovido em outras entidades do município ao longo do ano, com carga horária total de 18 horas. Será realizada uma vez por semana, com duração de três horas, totalizando seis encontros por turma.

'Transformar em Arte' é uma oportunidade para que todas as idades desenvolvam a consciência sustentável e artística, já que atenderá crianças, adolescentes, adultos e idosos. A proposta para a criançada é mais descontraída, com foco em aprender o passo a passo para criar brinquedos a partir dos materiais reutilizáveis.
Os atores e bonequeiros do Canoa Encantada, Lilian Alves de Lima e Genivaldo Aleixo, vão ministrar as oficinas para as crianças e repassarão as experiências adquiridas nos oito anos de grupo. De acordo com a dupla, "tudo vai virar brinquedo", fazendo uso dos elementos mais comuns encontrados no descarte de lixo diário, como garrafas PET, caixas de leite, sacolas de supermercado etc. "Quando o 'lixo' é a base para a criação, os participantes saem da oficina com um olhar diferente. Olham para uma embalagem e pensam: 'Opa! Isso pode virar um boneco!'", completam.

Quanto aos demais participantes, terão contato com a economia criativa, para que os produtos resultem em geração de renda, a partir da tutoria da artista plástica Alzira Traetta, que tem 40 anos de trajetória. A artista conta que para os jovens, pretende ensinar trabalhos com papel machê, jornal e colagem, além de macramé. Já os adultos, o foco será no artesanato, utilizando revistas e jornais, para produção de vários objetos de uso doméstico ou decorativo, "que poderá se tornar uma atividade rentável". Para os idosos, Traetta ensinará a cartonagem, revestimento de cadernos, agendas e garrafas com tecidos e papéis decorados.

Ao final das oficinas, haverá uma exposição com os trabalhos desenvolvidos, de forma que os familiares, amigos e a comunidade tenham contato com o resultado do projeto.

Serviço:
Oficina - 'Transformar em Arte'
Data: Início 1ª turma - 19 de fevereiro 2019
Horários: terças-feiras | manhã: 8h às 11h e tarde: 13h20 às 16h20
Local: Unidade I - Instituto Saber Social, Rua Severino Soares da Silva, 137 - Parque Res. Regina (Nova Veneza), Sumaré - SP
Produção: Renovarte Produções Culturais
Parceria: Canoa Encantada e Alzira Traetta



Website: http://www.renovarte.art.br

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos