Releases
22/05/2019 11:01

Apresentação de canto finaliza aulas do projeto Núcleo Oficinas Criativas no Saber Social I


Sumaré--(DINO - 22 mai, 2019) - No último dia 10, aconteceu a apresentação final dos alunos que participaram do projeto Núcleo Oficinas Criativas, no Instituto Saber Social I, em Sumaré. A ocasião marcou a evolução dos participantes e o término das aulas de canto, que foram ministradas pelo professor Minoro Nogueira Rosa. "Foi um desafio grande, pois já sabia que encontraria com crianças que não tinham a prática do canto em seu cotidiano", destaca Nogueira.

O professor enfatiza que prepará-los para a apresentação foi o maior desafio do projeto, por conta da timidez predominante. "Foi aí que tive a ideia de apresentar algumas músicas de minha autoria e os convidei a trabalharmos em algumas rimas sobre o que viesse a mente ou suas experiências de vida em casa, nos finais de semana e férias", explica. Após essa vivência, as letras começaram a surgir, e naturalmente alinharam elementos como ritmo, melodia e harmonia. "Consequentemente, todas as brincadeiras e as letras foram tomando forma de canção", relembra.

Outro desafio foi registrar o trabalho realizado pelas crianças, pois nunca tiveram a experiência de ouvir suas vozes gravadas por outro tipo de equipamento, diferente dos áudios de celulares. "Aos poucos fui orientando para tirar o melhor deles, e foi assim que surgiram as canções", comenta. Sobre os clipes, Nogueira chegou um dia de supetão e começou a gravar. "O resultado foi excelente pelo pouco tempo de atividade, apenas um dia na semana e sete meses de duração".

Durante os meses, os alunos aprenderam a cantar através de brincadeiras e atividades lúdicas, uma estratégia escolhida pelo professor para que pudessem desenvolver "seu instrumento natural - a voz". Nogueira conta que inicialmente foi trabalhada a intensidade vocal, usando - por exemplo, a técnica "Navio Pirata", em que as vozes precisavam ser mais firmes. Já sobre percepção sonora, a atividade em grupo "Água na Garrafa" fez com que montassem uma escala, com a sequência de notas musicais naturais, preenchendo as garrafas com água. "O momento marcante foi poder ouvi-los nos depoimentos, pois criamos um vínculo muito bacana", finaliza.

Sobre receber o projeto, Leni Moreno Francischini, assistente social do Saber Social I, ressalta que foi bastante produtivo para a instituição. "As crianças amaram. O trabalho foi muito organizado e bem feito, só temos que agradecer".

A iniciativa conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Proac - ICMS/SP). A produção geral foi da Renovarte Produções Culturais e apoio do Instituto Saber Social.


Website: http://www.renovarte.art.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos