Releases
14/02/2019 16:29

Doenças típicas do envelhecimento são evitadas com exercício


(DINO - 14 fev, 2019) - Hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral, artrite e osteoporose são algumas das doenças consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como típicas do envelhecimento.

"A partir dos 40 anos de idade ocorre uma depreciação fisiológica da capacidade muscular, quando não praticamos exercícios chegamos aos sessenta anos com grande perda de massa muscular e óssea o que impede a realização de movimentos mais elaborados, inclusive de nos equilibrarmos", explica o doutor Marcelo Gandara, especialista em geriatria e terapias manuais.

A atividade física toma um papel importante na prevenção dos problemas e na melhora da capacidade muscular dos idosos. Musculação e a prática de ioga e tia chi, além da própria dança mantem a capacidade muscular e estimulam movimentos mais elaborados de coordenação e equilíbrio.

"Essas atividades estimulam o sistema vestibular e os proprioceptores das articulações e músculos responsáveis pelo equilíbrio e por manter posições estáveis do corpo sem oscilações ou desvios", afirma o doutor Marcelo. "Sem músculos fortes e condicionados, a capacidade funcional e a mobilidade ficam debilitadas e acidentes como quedas e fraturas podem ocorrer com frequência."

Porém, toda atividade física necessita do acompanhamento de um profissional capacitado e a partir de certa idade, os cuidados devem ser redobrados.

O doutor Marcelo Gandara indica alguns exercícios que podem ser realizados de forma fácil e ajudam na melhora da qualidade de vida daqueles que já passaram dos 60 anos de idade.



Website: https://www.marcelogandara.com.br/

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: