Releases
04/04/2019 15:46

Imersão no ecossistema de inovação do Chile


(DINO - 04 abr, 2019) -
O mercado chileno é conhecido por ser competitivo e com presença massiva de grandes multinacionais, sendo uma grande vitrine para quem deseja se lançar no cenário global. Além disso, o Chile é o melhor lugar da América Latina para se iniciar um negócio, de acordo com a última edição da Global Entrepreneurship Index – AL. De olho nessa oportunidade, 20 startups brasileiras acabam de retornar de um período de imersão no ecossistema de inovação do país, com a bagagem cheia de aprendizado, experiências e contatos importantes.

A missão a Santiago, capital chilena, ocorreu na última semana. Durante seis dias, as empresas participaram de encontros de negócios e visitas técnicas para conhecer incubadoras locais e também disponibilizar suas ferramentas a potenciais interessados. A Biosolvit, uma das investidas pelo BMG UpTech, integrou o grupo e apresentou suas soluções no ramo de biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos materiais. Ela utiliza fontes renováveis de matéria-prima para criar opções para a preservação da água e da flora.

A viagem faz parte do sexto ciclo do StartOut Brasil, um programa de apoio à inserção de startups brasileiras em cidades que abriguem ecossistemas inovadores. Para Santiago, 106 empresas se inscreveram, sendo que 20 foram escolhidas pela qualidade de suas propostas, envolvendo impactos em áreas diversas, como biotecnologia, meio ambiente, agronegócio, saúde, sociedade, sistemas antifraudes e otimização de processos industriais.

Elas visitaram as instalações da Corporação de Fomento à Produção (Corfo), Startup Chile, Fundación Chile (FCH) e possíveis investidores, como Ameris, Austral Capital, Chile Ventures, Endurance Investments, Engie Factory, Manutara Ventures y Genesis Ventures. “É uma ótima oportunidade participar desse projeto. O Chile é uma das maiores economias da nossa região e tem potencial de crescimento, principalmente na mineração e na agroindústria. O país tem interesse na inovação”, avalia o CEO e fundador da Biosolvit, Guilhermo Queiroz. No fim do ano passado, a Biosolvit teve outra importante experiência internacional: um treinamento de um mês na sede da Plug and Play, importante aceleradora do Vale do Silício (EUA), como parte do programa Conecta, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o BMG UpTech.

StartOut Brasil

O StartOut Brasil é promovido pelos ministérios da Economia e Relações Exteriores do Brasil, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empesas (Sebrae) e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos. Santiago, no Chile, é a sexta cidade a receber o StartOut Brasil, que já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami e Lisboa.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos