Releases
22/05/2019 10:30

Startup de Londrina-PR cria esterilizador de calçados de alta tecnologia


Londrina PR--(DINO - 22 mai, 2019) - Para resolver o problema da esterilização de calçados de pacientes após tratamentos invasivos nos pés e evitar complicações por fungos e bactérias, a startup londrinense EsterilizePRO lança neste mês de maio, o PodoPRO, equipamento portátil que esteriliza 99% de bactérias e fungos dos calçados em 30 segundos. O lançamento acontece na Hospitalar 2019, maior evento da área médico-hospitalar da América Latina, que será realizada de 21 a 24 de maio em São Paulo.

De acordo com André Mendes, um dos sócios da startup, a tecnologia foi desenvolvida pensando em clínicas e centros de saúde que oferecem tratamentos de podologia e tratamento de feridas, por exemplo. "Nossa solução veio trazer uma segurança maior para os profissionais, pacientes e clientes. Após um tratamento invasivo, a pessoa irá vestir seu calçado e, caso este calçado contenha fungos e bactérias, o risco de infecção é alto, pois os pés estão vulneráveis. Com a nossa tecnologia, reduzimos este risco", explica.

O equipamento desenvolvido pela startup consiste em uma caixa de acrílico onde os calçados devem ser inseridos e devidamente encaixados. Na sequência, o aparelho deve ser fechado e ligado para que ocorra o processo de esterilização - que acontece por meio da ação germicida de lâmpadas UVC com potência específica para esta finalidade. Após 30 segundos, os calçados estarão esterilizados e devidamente prontos para o uso do paciente ou cliente.

Segundo Mendes, atualmente não existe solução no mercado com o mesmo nível de inovação e praticidade. "O que existe são equipamentos grandes, de madeira, que não são portáteis nem práticos e que têm um tempo de resposta de cerca de 20 minutos. Além disso, os produtos importados têm custo relativamente alto. Já o nosso esterilizador é portátil, feito em acrílico, com dispositivos de segurança e com um custo para o cliente aproximadamente cinco vezes menor que o importado", analisa.

O sócio da startup também aponta os resultados da validação como grande diferencial. "Fizemos a parceria com o laboratório de microbiologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que resultou na comprovação de eficácia na eliminação de 99% dos fungos e bactérias em 30 segundos, um diferencial, pois não encontramos validações científicas dos outros equipamentos".

PÉ-DIABÉTICO - Mendes destaca que outros beneficiados com a esterilização eficaz dos calçados são pacientes diabéticos, com complicações do chamado pé diabético, responsável por 40% a 70% no total de amputações de membros inferiores, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Os dados ainda apontam que 85% destas amputações são precedidas por feridas. "O calçado deste paciente deve receber uma atenção ainda mais especial para prevenção de um processo de infecção. Queremos que nossa solução chegue também até os hospitais e profissionais que os atendem", conclui.

HOSPITALAR 2019

A EsterilizePro é uma das empresas presentes na Hospitalar 2019 - de 21 a 24 de maio, no estande do Polo da Saúde de Londrina, uma iniciativa do SEBRAE-PR em parceria com o SALUS (Saúde Londrina União Setorial) e o ALIS (Arranjo Londrinense das Indústrias de Saúde). O Polo da Saúde de Londrina-PR é um projeto que se destaca pelo envolvimento de diversas entidades, empresas, indústrias e instituições, que promovem ações em prol do desenvolvimento do macroambiente da saúde em Londrina e Região. O polo é hoje referência no Paraná e tem uma atuação focada em inovação, visando o futuro e o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, pesquisas, modelos de negócio inovadores e conhecimentos, tanto em produtos como em serviços da saúde.



Website: http://www.esterilizepro.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos