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14/02/2019 18:33

O que o mercado espera do profissional de criação


Juiz de Fora--(DINO - 14 fev, 2019) - Na publicidade, a área de criação é a que mais chama a atenção dos estudantes. Embora muitas pessoas relacionem a profissão ao glamour que o mercado publicitário transmite, existe uma série de atributos que esse profissional precisa ter para ingressar nesse mercado tão competitivo.

Considerando que os clientes estão mais exigentes e focados em resultados a curto prazo, as expectativas em torno dos serviços oferecidos aumentam a cada dia. E se a criatividade é um fator crucial para que uma campanha cumpra com os objetivos esperados, a visão estratégica e a capacidade analítica dos criativos se mostram ainda mais importantes.

Em uma agência, o setor criativo acumula funções que vão desde a criação de textos à elaboração de slogans, ilustrações e demais recursos gráficos. Por se tratar de um setor onde tudo muda muito rápido e o tempo todo, se manter atualizado e acompanhar tais mudanças é fundamental para oferecer novas soluções e ações que surpreendam os clientes.

Como falado anteriormente, a criatividade permanece como fator crucial para conquistar um lugar ao sol. Isso significa que todo publicitário já nasce criativo? Não. Pensar fora da caixa tem muito mais a ver com a busca incessante por informações e referências que tornem a busca pela ideia perfeita mais simples.

Claro que nada disso acontece sem um fator primordial: a curiosidade. Essa característica é o que vai permitir que o profissional busque por diversas soluções para o mesmo problema e que entenda a fundo o perfil do cliente para criar ações que façam sentido para ele. Nesse caso, é essencial se manter atualizado não só sobre a sua área de atuação, mas entender profundamente sobre o negócio dos clientes.

Por mais que o profissional seja criativo e esteja atento a tudo que acontece em sua volta, de nada adianta se ele não dominar profundamente as ferramentas necessárias para a execução do seu trabalho. Aqui, falamos de softwares de edição de imagens utilizados para a confecção de outdoors, panfletos, posts em redes sociais. Também existem as ferramentas relacionadas à arte final, que são os softwares para edição de vídeo.

E se a busca por informações trouxe uma série de novas ideias e referências, é a organização que vai definir como aproveitá-las da melhor forma possível. Isso porque colaboradores mais organizados tendem a consumir menos tempo em tarefas relativamente simples. E quando se trata de deadlines curtos, é preciso ficar atento às melhores práticas para atender aos prazos estabelecidos. Nesse caso, o ideal é recorrer a técnicas que otimizem o tempo e melhorem a produtividade. Um exemplo é o GTD (Getting Things Done), método que facilita a organização de diversas tarefas a partir de cinco passos:

Captura: É o ato de passar todas as ideias que estão na mente para o papel, ou em qualquer lugar que seja seguro para armazená-las.

Organização: Aqui, é hora de listar todas as ideias de modo que consiga acessá-las sempre que quiser.

Reflexão: Trata-se da revisão de todas as informações expostas e atualizá-las caso necessário.

Engajamento: Por último, é o momento de dar significado a todas as ideias listadas. Isto é, ter o controle e entender exatamente o que deve ser feito e o que é prioridade naquele momento.

Ficou claro que um profissional de criação precisa dominar uma série de atributos para ocupar a vagas disponíveis no mercado. Se manter atualizado, estar ciente do que o cliente precisa e se organizar para dar conta de todas as demandas são fatores fundamentais. Para acessar outros conteúdos relacionados ao mercado publicitário, acesse www.iclips.com.br


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