Releases
30/10/2017 16:50

Parto normal de gêmeos além de ser possível é também o mais indicado


Brasília, DF--(DINO - 30 out, 2017) - A gravidez de gêmeos sempre chamou atenção das pessoas por ser incomum. Mas hoje essa realidade mudou. Dados da Pesquisa de Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em 2011 nasceram 52.920 gêmeos, já em 2015 foram 58.837, um aumento de mais de 11% de partos gemelares nesse período. Para a obstetra da Maternidade Brasília, Dra. Fernanda Torino, esse acréscimo se deve ao maior número de processos de reprodução assistida. "Hoje, as mulheres engravidam mais tarde o que dificulta a gravidez espontânea. Por isso, muitas recorrem à fertilização e isso aumenta a possibilidade de gestações múltiplas ", explica.

Esse cenário também desperta um questionamento: para grávidas de gêmeos o parto é sempre a cesariana? Segundo a Dra. Fernanda isso não é verdade. "O parto vaginal é sempre a melhor opção quando está tudo bem com a mãe e com o bebê. A cesárea é necessária quando há complicadores. Então, o parto normal deve ser estimulado, mas não pode ser a todo custo. Muitas vezes a cesariana é a opção mais segura", esclarece.

A tentativa do parto normal depende de muitos fatores e requer mais cuidados. "Na gestação gemelar há um risco maior de prematuridade. Na maioria das vezes os bebês não estão em posição adequada de nascimento. Já em 40% dos casos os dois estão cefálicos (com a cabeça para baixo), o que seria o ideal para um parto vaginal. Precisamos avaliar cada situação em particular", afirma a Dra. Fernanda.


Entre os benefícios do parto normal estão:
? a recuperação materna mais rápida e menos dolorosa;
? rápida descida do leite;
? preparação do pulmão e estímulo do sistema imunológico e intestinal dos bebês.


Cuidados especiais
A gravidez de múltiplos apresenta mais riscos para as mães e os bebês e, por isso, ocorre o encaminhamento para o pré-natal de alto risco. "A grávida de gêmeos, sejam eles idênticos ou não, tem consultas médicas com maior frequência, faz mais exames e precisa de um acompanhamento especial, pois tem maior possibilidade de ter pressão alta, doença hipertensiva da gestação e diabete gestacional", enfatiza Torino.

A especialista reforça ainda que toda gravidez precisa de um acompanhamento médico, mas na de gêmeos a possibilidade de intercorrências é maior. "A mãe precisa evitar ao máximo esforços físicos, ter uma alimentação saudável e estar preparada caso os bebês venham antes do tempo, que é o mais provável", alerta a especialista.

Maternidade Brasília
Inaugurada em 2012, a Maternidade Brasília é a única instituição exclusiva à mulher e aos profissionais dedicados ao seu cuidado. Com foco na qualidade e segurança, trabalha centrada no atendimento humanizado e direcionado nas especialidades médicas: ginecologia, obstetrícia, infectologia, pediatria, e cirurgia plástica. Localizada no Sudoeste, a Maternidade Brasília possui ainda um banco de leite com certificação padrão Ouro que armazena e fornece leite materno ao recém-nascido nos casos de prematuridade, dificuldade com a amamentação natural ou necessidade de cuidados especiais.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Imagem Corporativa
(61) 3542-1501

Website: https://www.hospitalbrasilia.com.br/

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: