Agência 99 Mobilidade
03/07/2020 07:00

99 lança tecnologia de gravação de áudio e monitoramento em corridas


  • Usuários poderão gravar o áudio da corrida em caso de interações inadequadas

  • Tecnologia vai detectar corridas com paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto

São Paulo, 03 de julho 2020 - A Gravação de Áudio e o Monitoramento de Corridas são as duas novas ferramentas de segurança que tiveram seus detalhes anunciados pela empresa de transporte por aplicativo 99. Segundo a companhia, os recursos foram desenvolvidos para aumentar a segurança, coibindo comportamentos inadequados durante das corridas.

A 99 anunciou que a opção de Gravação das conversas está disponível para 100% das pessoas que utilizam a plataforma, passageiros e motoristas parceiros. Os áudios ficarão armazenados no base de dados da empresa e poderão ser usados como evidência em caso de comportamento inadequado.

Já o Monitoramento de Corridas funcionará por meio de algoritmo que detecta automaticamente paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto. A tecnologia está em fase de implementação e em breve estará disponível para todas as viagens do app.

“As tecnologias que estamos lançando protegem passageiros e motoristas pois previnem ocorrências durante as corridas e monitoram o que acontece no carro”, diz Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99. “As novas ferramentas também possibilitam maior colaboração com as autoridades, caso necessário.”

Como funcionará a Gravação de Áudio
A opção de gravar conversas pode ser acessada no escudo “kit de segurança”, onde ficam também o compartilhamento de rota e a ligação rápida para a polícia. As gravações são permitidas do início ao fim da viagem e será sigilosa tanto para passageiros quanto para motoristas. Ou seja, nenhum dos dois lados é notificado de que um está gravando o outro. 

A 99 afirma que as conversas são criptografadas e armazenadas de acordo com a Política de Privacidade da plataforma e em conformidade com a legislação. Isso significa que a companhia segue todas as normas referentes à proteção de dados dos usuários. O material poderá ser usado pelo aplicativo para a realização de bloqueios preventivos a agressores em caso de denúncia, além de ajudar as autoridades na investigação de eventuais infrações.

Como funcionará o Monitoramento de Corrida
A ferramenta utiliza o GPS e, por inteligência artificial, consegue detectar mudanças de rota com paradas longas e trajetos com o tempo acima do previsto. Caso algum comportamento inadequado seja identificado, a equipe de segurança da 99 será avisada de que algo pode estar errado, para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas.

O app enviará automaticamente alertas para motoristas e passageiros de que aquela corrida está sendo monitorada. A empresa pode também direcionar os usuários para o kit de segurança para que eles possam compartilhar a rota, ligar para a polícia ou entrar em contato com a Central de Segurança da empresa, que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Iniciativas de proteção à Covid-19
Com o lançamento, a 99 reforça investimentos na melhoria da segurança antes, durante e depois da corridas, além de ter ampliado  a proteção no aplicativo também para o combate à Covid-19 desde o início da pandemia.

As iniciativas realizadas pelo app incluem a distribuição de 550 mil máscaras para motoristas, a verificação do uso de máscara de proteção pelos condutores, a desinfecção gratuita dos carros cadastrados, uma ajuda financeira para motoristas diagnosticados com coronavírus e a disponibilização de corridas a governos para ajudar no deslocamento de profissionais de saúde. 

A empresa também vai pedir uma declaração de temperatura e condição de saúde dos motoristas, além de perguntar se eles possuem álcool no carro para desinfectar o veículo. Tais iniciativas visam ajudar a frear o avanço da doença no país ao diminuir o risco de contaminação entre os usuários.

Sobre a 99
A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing ("DiDi"). O aplicativo conecta mais de 750 mil motoristas a 20 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em algumas capitais do país - Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Para ver esta notícia sem o delay contrate um dos produtos Broadcast e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos