Agronegócios
13/01/2022 10:12

Estiagem/SC: ministra da Agricultura diz que visitas buscam minimizar perdas e êxodo do produtor


São Paulo, 13/01/2022 - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve ontem (12) em Chapecó (SC) para acompanhar a situação dos produtores rurais que sofrem com a estiagem prolongada que afeta o Estado desde novembro do último ano. Em nota, a titular da Pasta afirma que a visita teve como objetivo “minimizar as perdas” e “evitar que os agricultores abandonem suas produções”.

“Resolver tudo não vamos conseguir fazer, mas podemos dar alguns caminhos se fizermos rápido e agora”, disse a ministra, que estava acompanhada de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos bancos Central e do Brasil, além do Ministério da Economia. Apesar da grande comitiva, não foram anunciadas novas medidas de combate à estiagem na região.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), os municípios da região oeste do Estado foram os mais prejudicados, recebendo entre 20% e 40% da média histórica de chuvas para o último mês. Antes de Chapecó, a ministra esteve em Santo Ângelo (RS), onde também visitou propriedades rurais afetadas pela seca.

Segundo o secretário de Política Agrícola do ministério, Guilherme Bastos, a Pasta trabalha para dar aos produtores “algum tipo de conforto neste primeiro momento", com a disponibilização de recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Em Santa Catarina, o panorama de cobertura pelo seguro é de 31% para os plantios de soja e de 42% para o milho.

De acordo com a ministra, a meta é ampliar os recursos do seguro rural para o próximo Plano Safra. “Se você faz um seguro atingindo mais gente, colocando mais gente nesse guarda-chuva, é melhor para o produtor, que paga sua dívida e começa novamente, e para o governo, que não tem que carregar a dívida por anos”, avaliou.

Segundo a Agricultura, a ministra deve visitar nesta quinta-feira (13) os municípios de Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: