Agronegócios
26/03/2020 12:07

Farsul: coronavírus pressiona ainda mais PIB do Rio Grande do Sul, já comprometido pela quebra de safra


Por Augusto Decker

São Paulo, 26/03/2020 - A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) avalia que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado deverá recuar mais do que a entidade previa com os reflexos do coronavírus. A economia agrícola do Rio Grande do Sul já sinalizava uma retração com a quebra da safra verão por causa da prolongada estiagem e agora sofre mais, com a pandemia do coronavírus, que muda o comportamento do consumo e causa reflexos no escoamento de produtos necessários à produção. Em entrevista ao Broadcast Agro, o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, estimou que, só com a retração vinda da menor produção, o PIB Agro em 2020 tenha queda de dois dígitos e que o PIB geral também recue. "Além disso, ainda tem o coronavírus. Que vai nos pegar mais frágeis por causa dessa estiagem."

Sobre os trabalhos no campo, o economista lembrou que o momento é de colheita. "Os decretos (do governo), de forma geral, pouparam a agricultura. Os maiores problemas são com fornecedores. Por exemplo, muitas das empresas de máquinas estão paradas."

Quanto à demanda do setor por crédito, a Farsul está otimista com os pedidos de prorrogação de prazos para reembolso de financiamentos rurais e garantia de acesso a crédito para a safra 2020/21. "A ministra Tereza Cristina e equipe têm nos acolhido e trabalhado muito para essa solução", disse da Luz. "O que queremos é apenas parcelar a dívida deste ano. Ninguém quer deixar de pagar. Estou otimista que teremos solução para o crédito", concluiu. Ele espera receber notícias de Brasília "nas próximas semanas".

Contato: augusto.decker@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos