Agronegócios
19/11/2020 17:57

Boi: Grupo de pecuária sustentável atualiza guia ambiental para setor produtivo


Por Tânia Rabello

São Paulo, 19/11/2020 - Novos indicadores para orientar o setor produtivo a atingir a pecuária sustentável acabam de ser atualizados pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). Segundo nota do grupo divulgada hoje, o lançamento da versão 2021 do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS) será em janeiro, com 35 indicadores - a anterior continha 44. Segundo o presidente do Grupo, Caio Penido, que também é pecuarista em Mato Grosso, o GIPS passou por reformulação para tornar a linguagem mais acessível, objetiva e para facilitar o preenchimento por parte dos pecuaristas.

"O GIPS aponta quais indicadores devem ser melhorados e sugere como isso pode ser feito, com base na legislação brasileira, em protocolos de boas práticas e princípios globais de sustentabilidade, sendo um instrumento de gestão e mensuração para a pecuária", explicou. Ele assegurou, ainda, que o programa é destinado tanto aos pecuaristas que acabaram de iniciar sua jornada, quanto aos que têm resultados para demonstrar. Os dados são confidenciais e os indicadores são aplicáveis a todos os elos da cadeia.

"Mantivemos, na nova versão, cinco questões relacionadas à gestão, cinco para o princípio de comunidades, sete para trabalhadores, nove para meio ambiente e outras nove para cadeia de valor", acrescenta a consultora do GIPS, Stephanie Ferreira. "Aproveitamos para englobar novos temas, como inovação e tecnologia no princípio de cadeia de valor, e controle produtivo no princípio de gestão."

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos