Agronegócios
10/07/2020 10:09

Café: clima e manejo melhoram qualidade dos grãos da safra 2020, informa Cooxupé


São Paulo, 10/07/2020 - A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, considerada a principal exportadora do País, informa que a qualidade dos grãos da safra 2020, colhidos até o momento, é muito boa, atendendo às exigências do mercado. O produtores da cooperativa já colheram cerca de 35% do total esperado.

De acordo com os laboratórios de classificação da cooperativa, os lotes recebidos, até o momento, são compostos por café de bebida excepcional, sendo 89% de fine cup para melhor e 8% de good cup. Isto representa um crescimento de 18% na melhora da qualidade, por enquanto, em relação ao volume da safra anterior, relata a cooperativa.

O coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Eduardo Renê da Cruz, informa em comunicado que o aumento na qualidade do café produzido é um reflexo das condições climáticas e do empenho dos cooperados em adotar manejo adequado, utilizando também as boas práticas de pós-colheita para produzir lotes de cafés especiais.

Para a realização do trabalho de classificação, a Cooxupé mantém os laboratórios em Guaxupé e Monte Carmelo, que são responsáveis pela manutenção do padrão e da qualidade do café produzido pelos mais de 15 mil cooperados. Em média, as unidades recebem cerca de 1.500 amostras por dia, o que equivalem a 100 mil sacas de café.

Neste ano, a Cooxupé espera receber um total de 7,1 milhões de sacas de café tipo arábica, dentre as quais 5,6 milhões devem ser somente dos cooperados. A produção estimada dos associados - no sul e Cerrado de Minas Gerais e média mogiana do Estado de São Paulo - é de 10,3 milhões de sacas. A Cooxupé também espera comercializar 5,9 milhões de sacas, das quais perto de 5 milhões correspondem às exportações.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos