Agronegócios
17/07/2017 16:43

Logística: movimentação no Porto de Rio Grande cresce 2,9% no semestre puxada por grãos


São Paulo, 17/07/2017 - A movimentação no Porto de Rio Grande cresceu 2,9% no primeiro semestre do ano e ultrapassou 19,9 milhões de toneladas, segundo nota divulgada há pouco pela superintendência do porto. Os grãos puxaram o desempenho, com 12,2 milhões de toneladas movimentadas, ou 61,3% do total. "A soja grão e o trigo são os grandes destaques, com crescimento de 2,6% e 25,4%, respectivamente", disse a autoridade portuária no comunicado.

"O semestre de movimentação da soja gaúcha foi muito favorável ao porto visto que tivemos volumes significativos desde o mês de janeiro e a safra vem transcorrendo de forma tranquila", disse diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. De acordo com ele, China, Eslovênia, Coreia do Sul, Irã e Japão foram os principais destinos das mercadorias que saíram do Porto de Rio Grande. Já os produtos importados vieram principalmente da Argentina, Argélia, Estados Unidos, Rússia e Marrocos.

Além dos grãos todos os segmentos de cargas registraram aumento na movimentação no porto rio-grandino: a carga geral ultrapassou a barreira do milhão pelo segundo mês consecutivo, chegando a 1,1 milhão de t; o granel líquido somou 2,3 milhões de t no primeiro semestre.

A autoridade portuária informou ainda que junho foi o melhor mês em mais de 15 meses para o porto de Porto Alegre, com mais de 172 mil toneladas movimentadas, entre trigo, componentes de fertilizantes e carga geral. O volume movimentado no primeiro semestre foi 58,4% superior ao de igual período de 2016. De acordo com a nota, boias para sinalização noturna do rio Guaíba estão sendo entregues e devem entrar em operação ainda este ano, permitindo a ampliação da capacidade operacional local. O Porto de Pelotas, subutilizado por muitos anos, movimentou em seis meses 387 mil toneladas, 39,2% acima de todo o volume de 2016.

Desde o mês de abril, a Superintendência do Porto do Rio Grande é o órgão gestor dos portos gaúchos. (Clarice Couto - clarice.couto@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos