Agronegócios
26/03/2020 12:05

Coronavírus/Famato: medidas propostas por CNA para mitigar crise são corretas, diz Normando Corral


Por Tânia Rabello

São Paulo, 25/03/2020 - O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, qualificou de "corretas" as propostas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviadas hoje à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para mitigar os efeitos, no setor agropecuário, da pandemia de coronavírus. "É o que tem de ser feito", disse Corral ao Broadcast Agro.

Para Corral, todas as propostas enviadas pela CNA teriam de ser atendidas, "porque não dá para colocar uma escala de prioridades nessas propostas, porque elas variam em termos da necessidade de cada região", continuou. "São propostas todas adequadas e necessárias."

Ele lembra que, mesmo com a crise do coronavírus, os vencimentos das parcelas dos créditos rurais continuam a ser debitados. "O banco não precisa estar aberto para isso acontecer, mesmo que eles não atendam a novas operações (diante da recomendação de quarentena e equipes e horários reduzidos de atendimento no sistema bancário)", disse. E, com a restrição de circulação e a queda na economia, "os produtores rurais podem ter dificuldade de ter renda para pagar seus fornecedores".

Mais cedo, a CNA encaminhou várias propostas à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando, entre outras coisas, a prorrogação de prazos de financiamento de custeio e investimento e garantia de acesso ao crédito para o próximo ano-safra, referente ao ciclo 2020/21. Solicitou, ainda, a prorrogação das parcelas de investimento vencidas e a vencer em 2020 e adiamento dos vencimentos de contratos de custeio por seis meses sem incidência de juros e correção monetária.

Pediu também linha de capital de giro com taxas de juros acessíveis para produtores prejudicados pela crise do coronavírus, como frutas, hortaliças e flores, carcinicultura, pecuária de leite e outros e a prorrogação da validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) vencidas e a vencer em 2020.

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos