Agronegócios
14/01/2022 11:09

IICA: argentino Manuel Otero vai assumir segundo mandato na próxima segunda-feira


São Paulo, 14/01/2022 - O argentino Manuel Otero vai assumir oficialmente seu segundo mandato à frente do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na próxima segunda-feira (17), em um ato virtual. A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, que atualmente presidente a Junta Interamericana de Agricultura (JIA), órgão máximo de governança do IICA, deve participar do evento. Na ocasião, haverá uma inédita reunião entre ministros de Agricultura da América Latina e Caribe e da África.

O veterinário Manuel Otero foi reeleito diretor-geral do IICA em 1º de setembro de 2021 pela JIA, corpo integrado pelos ministros e secretários da Agricultura dos 34 países membros do IICA. A permanência no cargo, que exerceu pela primeira entre 2018-2021, foi proposta pela Chancelaria argentina no ano passado e recebeu a aprovação dos demais países americanos, o que permitiu sua reeleição por aclamação durante a Conferência de Ministros de Agricultura das Américas 2021, quando a gestão inovadora do veterinário argentino foi destacada.

“Meu compromisso é consolidar o IICA como organização de excelência para uma cooperação técnica a serviço dos países, com a convicção de que a transformação da agricultura sobre bases sustentáveis está no futuro de nossos povos”, afirmou Otero, que é mestre em Ciências do Desenvolvimento Agrícola pela Universidade de Londres e mestre em Produção Animal pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE).

Diálogo com África - Na terça-feira (18), às 12 horas pelo horário de Brasília, ocorrerá a Primeira Mesa Redonda de Alto Nível África-Américas: “Construindo Pontes para a Futura Cooperação em Matéria de Sistemas Agroalimentares”. O objetivo é explorar opções práticas para gerar cooperação Sul-Sul e internacional em matéria de transformação rural e dos sistemas agroalimentares, explica o IICA.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos