Agronegócios
06/04/2021 08:38

Milho/Imea: mato Grosso encerra plantio de safra de inverno, com 45,34% da área fora da janela ideal


Por Tânia Rabello

São Paulo, 06/04/2021 - O Estado de Mato Grosso finalizou na sexta-feira (2) o plantio do milho de inverno da safra 2020/21, sendo que 45,34% da área foi cultivada fora da janela ideal de plantio, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim semanal.

Segundo o instituto, tal situação ocorreu por causa do atraso na semeadura de soja, que "consequentemente se refletiu na postergação da colheita no Estado", cita o texto. Logo após a colheita de soja costuma-se fazer o plantio de milho de inverno, na mesma área. A janela ideal para semear milho em Mato Grosso se estende até o dia 28 de fevereiro. Ou seja, os trabalhos de campo se encerraram mais de um mês após esta data.

Entre as regiões do Estado, o centro-sul e o sudeste tiveram o maior porcentual de áreas semeadas fora do período ideal, com 70,15% e 59,41%, respectivamente. "Com isso, é importante ressaltar que, historicamente, áreas cultivadas após a janela da semeadura ficam mais suscetíveis ao estresse hídrico e correm maior risco de terem suas produtividades negativamente afetadas", alerta o Imea, acrescentando que a chuva que ocorrerá nas próximas semanas será essencial para determinar a produção na safra atual.

Contato: tania.rabello@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: