Economia & Mercados
12/06/2018 11:19

BC/Damaso: papel do regulador é permitir e facilitar processo de inovação tecnológica


São Paulo, 12/06/2018 - O diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, afirmou que o órgão regulador trabalha no sentido de viabilizar a inovação tecnológica do setor bancário, mas que não admite abrir mão de questões de segurança. “Há um potencial de melhorar a eficiência do sistema financeiro brasileiro com inovação tecnológica. Nosso sistema é eficiente, mas tem muito a ganhar”, afirmou ele, durante discurso no CIAB, evento de tecnologia e finanças promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). “Mas não abrimos mão da segurança”, acrescentou.

De acordo com Damaso, a inovação tecnológica permite o aperfeiçoamento de produtos e serviços e ainda a redução de custos do sistema brasileiro, que tende a beneficiar também a sociedade. Ele afirmou ainda que contribui para aumentar a bancarização.

O diretor do BC informou que o regulador iniciou um debate com a Febraban para introduzir o open banking, que permite aos bancos abrirem suas plataformas para desenvolvedores por meio de APIs (do inglês, Application Programming Interface) no sistema brasileiro. “Iniciamos discussão com a Febraban e esperamos concluí-la até o final do ano”, disse Damaso, sem dar mais detalhes. (Aline Bronzati - aline.bronzati@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos