Economia & Mercados
05/11/2020 22:41

Anglo American avalia participar de novos projetos de energia renovável


A mineradora Anglo American estuda o desenvolvimento de novos projetos de autoprodução de energias renováveis no Brasil, semelhante ao contratado à Casa dos Ventos. Com isso espera atingir a meta de consumir energia cem por cento renovável a partir de 2022, no País, e contribuir para que a empresa chegue a 2040 com pegada neutra em todo mundo.

"A gente está caminhando para um sistema cada vez mais robusto, com a diversificação das fontes que nós temos", afirmou o responsável pela área de Suprimentos Globais da Anglo, Alfredo Lamêgo Duarte, durante o evento "Renováveis e Autoprodução", promovido pela MegaWhat.

O contrato firmado com a Casa dos Ventos diz respeito à participação em três Sociedades de Propósito Específico (SPE), responsáveis pela instalação do Parque Eólico Rio dos Ventos, no Rio Grande do Norte. A mineradora contratou a capacidade instalada de 195 megawatts (MW) da usina.

"Foi o primeiro grande projeto de autoprodução da Anglo no mundo. Ajudou a Anglo a repensar sua estratégia de contratação de energia", destacou o executivo, complementando que a energia elétrica responde a até 30% dos custos operacionais da mineradora no País.

Ele conta que a mineradora, ao fechar o contrato, buscava uma gestão energética inovadora, sustentável e que contribuísse para controlar e reduzir custos. A Casa dos Ventos atua como operadora e, segundo Duarte, um dos principais benefícios dessa estratégia de negócios é o compartilhamento do controle com outros consumidores.

"Deixamos o risco para quem entende do negócio e a gente tem a chance de comprar as ações assim que ela entrar em teste. Desenvolvemos uma estrutura pensando nessa possibilidade", afirmou.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos