Economia & Mercados
16/11/2020 19:04

Santander Brasil inicia estudos para dar vida própria à Getnet e mira expansão na Europa


Por Aline Bronzati

São Paulo, 16/11/2020 - O Santander Brasil iniciou estudos para apartar seu negócio de maquininhas, a Getnet, e listá-lo na bolsa brasileira e nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, mira levar a marca para a Europa. Nesse sentido, anunciou, por meio da sua matriz, na Espanha, a aquisição de ativos tecnológicos da alemã Wirecard, de pagamentos.

O anúncio da cisão da Getnet ocorreu horas após o banco divulgar a nova aquisição. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Santander Brasil explica que com tal movimento, os acionistas da companhia se tornarão sócios diretos da Getnet após listagem das ações no Brasil e por meio de ADRs (American Depositary Receipts) da empresa de maquininhas nos Estados Unidos.

"A potencial cisão e as listagens dependem da finalização do Estudo, bem como da obtenção das aprovações necessárias, incluindo de acionistas e dos órgãos reguladores e mercados aplicáveis", explica o banco, no documento. Procurado pelo Broadcast, o Santander informou que se limitaria ao comunicado enviado ao mercado.

De volta à Europa, a aquisição dos ativos da Wirecard marca um passo além na estratégia de internacionalização da Getnet, que começou no Brasil. O valor da transação não foi revelado.

Depois de consolidar a Getnet como a terceira maior empresa de adquirência no País, o Santander começou uma estratégia para internacionalizar o negócio e agora, quer que a operação inicie voo solo. O primeiro alvo foi a América Latina e avança para a Europa.

"Os ativos de tecnologia e talentos que ganhamos como parte da aquisição nos ajudarão a acelerar os planos de expansão da Getnet na Europa, ao mesmo tempo em que aumentamos nossa capacidade de desenvolvimento de produtos", disse a presidente do banco Santander, Ana Botín, em nota à imprensa.

A decisão de levar a Getnet para a Europa, conforme o banco, corrobora com o anúncio feito no fim do mês passado, quando o Santander divulgou planos de integrar seus negócios de pagamentos em uma empresa apartada, a PagoNxt, para bater de frente com plataformas globais.

Na América Latina, a Getnet já desembarcou no Chile e na Argentina. O Santander tem planos de levá-la também ao México.

A aquisição de ativos da Wirecard adiciona à plataforma global da Getnet, conforme o banco, cerca de 500 funcionários. O negócio não inclui empresas específicas do grupo e a expectativa é de que seja concluído até o fim deste ano, considerando condições regulatórias.

Após um escândalo de fraude contábil, a alemã Wirecard engrenou numa verdadeira desova de ativos ao redor do globo. No Brasil, a subsidiária da empresa foi adquirida pela PagSeguro, braço de maquininhas do Uol. A compra foi concluída no início de novembro.

Contato: aline.bronzati@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos