Economia & Mercados
25/03/2020 17:43

Genial Investimentos prevê queda de 3,2% do PIB em 2020 e desemprego a 14,3% no fim do ano


Por: Thaís Barcellos

São Paulo, 25/03/2020 - A Genial Investimentos divulgou relatório há pouco onde prevê queda de 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro este ano, considerando a disseminação do coronavírus no País e as medidas adotadas para conter a doença. A projeção anterior era de alta de 1,9%. O segundo trimestre seria o mais afetado, com queda de 9% ante o primeiro trimestre, com ajuste sazonal.

No documento, a equipe liderada pelo economista José Márcio Camargo, também estima que a taxa de desemprego deve chegar a 14,3% no fim do ano. Segundo a Genial, atualmente essa taxa é de 11,7%, considerando o ajuste sazonal.

Essas projeções, explica a instituição, referem-se ao cenário base, em que a curva de infectados pelo vírus no Brasil é semelhante à Europa e o pico de contaminação é atingido na primeira semana de maio, quando começaria uma normalização e uma recuperação em U da atividade.

No cenário pessimista, em que a curva de infecção é pior do que a observada na Europa e o pico ocorre na segunda quinzena de maio, o PIB pode cair 7,7% este ano, diz a instituição. "A partir de junho a atividade retornaria lentamente e com perda de capacidade de produção (muitas falências). Neste caso, há uma perda permanente de produto e menor PIB potencial devido à destruição de capital físico e menor emprego de capital humano devido às falências."

Contato: thais.barcellos@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos