Política
13/05/2022 18:16

Ivan Valente protocola requerimento para ouvir presidente ANVISA sobre interferências no órgão


Por Izael Pereira

Brasília, 13/05/2022 - O deputado Ivan Valente (Psol-SP) protocolou nesta sexta-feira um requerimento no qual pede realização de audiência pública para ouvir o diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, sobre supostas interferências de farmacêuticas na indicação de cargos no órgão. Torres deverá ser ouvido, caso o requerimento seja aceito, pela Comissão de Defesa ao Consumidor (CDC).

“Há suspeita de forte influência de lobistas da indústria farmacêutica na indicação de cargos”, informou o deputado em publicação no Twitter.

No requerimento, Valente usa como argumento reportagem do Estadão, que noticiou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia nomeado o advogado Daniel Meirelles Fernandes Pereira para a Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde.

Com passagem pelo Ministro da Saúde, na gestão de Marcelo Queiroga, e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a chegada de Meirelles na agência foi duramente criticada pela advogada Cristiane Jourdan, uma das diretoras da agência.

Em entrevista ao Blog Política & Saúde Cristiane Jourdan disse que Meirelles “teve uma nomeação (para a Anvisa) antecipada, num processo de indicação e sabatina também antecipado, com algumas irregularidades, um processo viciado”.

Segundo ela, “existe uma influência enorme” das indústrias e do Congresso nas decisões tomadas pela agência reguladora.

Contato: izael.silva@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: