Política
23/06/2022 18:41

Eleições 2022/Datafolha: Com 53% dos votos válidos, Lula venceria em 1º turno;Bolsonaro tem 32%


Por Bruno Luiz e Giordanna Neves

São Paulo, 23/06/2022 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a eleição de 2022 no primeiro turno se a disputa fosse hoje, com 53% dos votos válidos, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os resultados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 23.

O porcentual de votos válidos, que exclui os em branco e os nulos, é o considerado pela Justiça Eleitoral para declarar o resultado final. No primeiro turno, vence o candidato que tem 50% dos votos válidos mais um.

Os números indicam um cenário de estabilidade, segundo o Datafolha. Na pesquisa anterior, feita no fim de maio, Lula tinha 54% dos votos válidos e Bolsonaro, 30%.

Ainda conforme o mais novo levantamento, Ciro Gomes (PDT) terminaria o primeiro turno em terceiro lugar, com 10% dos votos válidos, seguido por André Janones (Avante), com 2%. A senadora Simone Tebet (MDB), nome apoiado pelo PSDB e escolhido para representar a terceira via, registra 1%. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) estão empatados com a senadora.

Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

O instituto entrevistou 2.556 eleitores nos dias 22 e 23 de junho em 181 municípios. O levantamento, que tem margem de erro de 2 pontos percentuais, está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-09088/2022.

Contato: giordanna.neves@estadao.com; brunol.s@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: