Política
24/06/2022 19:09

Eleições 2022: 70% dos eleitores já decidiram voto a presidente, diz Datafolha


Por Ramiro Brites, especial para o Broadcast Político

São Paulo, 24/06/2022 - A pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Datafolha demonstra que 70% dos eleitores estão totalmente decididos quanto à vontade na corrida presidencial. Esse índice era de 67% em março e 69% em maio. Entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o porcentual é ainda maior.

Segundo o levantamento, 78% dos eleitores do atual presidente estão decididos, enquanto 21% podem escolher outro candidato até outubro. Já o petista tem 79% dos eleitores conquistados e os mesmos 21% podem votar em outra opção.

De acordo com o doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Rodrigo Gonzales, os dados não são tão estáticos, mas a resposta da pesquisa reflete uma pressão social causada pela polarização do pleito.

“Os eleitores estão antecipando essas opções por conta da polarização. Nos dias atuais, se dizer indeciso é quase uma ofensa para ambos os lados. As pessoas sentem a necessidade de se posicionar”, analisa.

O pré-candidato ao Planalto pelo PDT, Ciro Gomes, é o mais lembrado como uma alternativa a Bolsonaro ou Lula. Ciro Gomes é citado por 22% dos entrevistados como o candidato a ser escolhido como segunda opção.

A maior parte do eleitorado do pedetista (66%), no entanto, diz que ainda pode mudar de voto, enquanto 33% afirmam que já estão totalmente decididos a ficar com ele.

O índice de eleitores certos do voto a presidente sobe nos últimos três meses. Antes de alcançar 70% em junho, foram registrados 69%, em maio, e 67% em março.

A pesquisa foi presencial com 2.556 entrevistados com 16 anos ou mais em 181 municípios nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09088/2022

Contato: ramiro.brites@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: