Política
29/11/2017 16:41

Nove capitais têm risco de surto de dengue, zika e chikungunya, informa Ministério


Rio, 29/11/2017 - O Ministério da Saúde divulgou há pouco a lista das capitais em alerta para surtos de dengue, zika e chikungunya neste verão: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Vitória (ES), Recife (PE), Natal (RN), Porto Velho (RO), Aracaju (SE) e São Luis (MA). Segundo o Ministério, São Paulo não informou os níveis de infestação de mosquito (o que permite calcular o risco) e o Rio de Janeiro apresenta índices satisfatórios.

Os números foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante lançamento da campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti, que chama a atenção da população para os riscos das doenças transmitidas pelo inseto. A campanha começou a ser exibida nesta terça-feira (28) e será veiculada na TV, rádio, internet e redes sociais. Também está previsto o dia D de mobilização contra o mosquito, que ocorrerá no dia 15 de dezembro.

"O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é prioridade do governo federal, por isso definimos um dia de mobilização, a Sexta Sem Mosquito (15), quando mobilizaremos ministros de Estado e autoridades locais para estarem em todos os Estados do País chamando a atenção da população para a importância de combater o mosquito", informou o ministro da Saúde.

No total, 3.946 cidades fizeram o levantamento, sendo que, destes, 2.450 municípios estão com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada; 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 357 em risco, com mais de 4% das residências com infestação.

Realizado de outubro até a 1ª quinzena de novembro, o levantamento teve adesão recorde de municípios para este período do ano, com 3.946 cidades participantes, um aumento de 73% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 2.282 municípios fizeram o levantamento. No Rio, de 92 municípios, 88 realizaram o levantamento. Vinte e uma cidades se encontram em situação de alerta. (Roberta Jansen)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos