Política
05/08/2022 09:23

Bastidores: União Brasil faz vice de Rodrigo Garcia em SP e mira outros locais, como DF


Por Elizabeth Lopes

São Paulo, 04/08/2022 - O União Brasil, que tem o maior fundo eleitoral dentre todos os partidos, com R$ 782 milhões, porque detém a maior bancada no Congresso Nacional, e dispõe também da maior fatia e tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, transformou-se na "noiva dessas eleições", ou seja, o partido mais procurado pelos concorrentes para uma provável aliança.

Nessas articulações, o União Brasil acaba de fazer o vice de Rodrigo Garcia, que disputa a reeleição ao governo de São Paulo pelo PSDB. Na lista da sigla para o posto já tinham sido ventilados nomes como os de Henrique Meirelles, Alexandre Leite e Cláudio Lottenberg. Mas, o posto ficou com o deputado federal por São Paulo Geninho Zuliani, que é secretário-geral do União Brasil no Estado e um dos aliados mais próximos de Garcia. Com essa aliança, o MDB ficou com a vaga ao Senado, com a indicação do ex-secretário de saúde da capital Edson Aparecido. A vaga estava destinada ao apresentador José Luiz Datena, que mais uma vez desistiu de concorrer a um cargo público, preferindo continuar como apresentador da Band.

O acordo do União Brasil com PSDB e MDB em São Paulo, com o vice na chapa de Rodrigo Garcia, ultrapassa as fronteiras do Estado e passa pelo apoio da sigla em outras unidades da federação, como a de Eduardo Leite (PSDB) no Rio Grande do Sul e a retirada da candidatura do senador José Antônio Reguffe (União) ao governo do Distrito Federal para apoiar o MDB do atual governador e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha.

No Distrito Federal, o União Brasil já vinha costurando uma aliança com o Republicanos, com a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves como candidata ao Senado. Ontem, o presidente regional da sigla, Manoel Arruda, esteve com o presidente Jair Bolsonaro para declarar apoio à sua candidatura pela reeleição. Com isso, o mandatário apoiou a estratégia do União, porque é aliado de Ibaneis e espera conseguir dividendos nas urnas com esse apoio, Contudo, Reguffe, que é o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, promete recorrer à direção Nacional do União Brasil para manter a sua candidatura.

Contato: elizabeth.lopes@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: