PR Newswire Economia
13/09/2021 17:12

XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana reflete sobre guerra em tempos de paz


XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana reflete sobre guerra em tempos de paz

PR Newswire


RIO DE JANEIRO, 13 de setembro de 2021 /PRNewswire/ -- A XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana realiza edição virtual e gratuita dias 16 e 17 de setembro. Especialistas europeus e latino-americanos reforçam o diálogo entre os continentes. A iniciativa é da Fundação Konrad Adenauer, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e da Delegação da União Europeia no Brasil. Haverá tradução simultânea em português, espanhol, inglês, alemão e em LIBRAS. Inscrições nos sites da KAS-Brasil e do CEBRI.


Os convidados debaterão "Ausência de guerras significa paz? Estratégias de segurança internacional em uma nova ordem geopolítica mundial". Dia 16, às 10h, discursam Annegret, Kramp-Karrenbauer, ministra da Defesa da Alemanha; Javier Garcia Duchini, ministro da Defesa do Uruguai; Stefano Sannino, secretário-geral do Serviço Europeu para a Ação Externa e o contra-almirante Guilherme Mattos de Abreu, representando o Ministério da Defesa do Brasil. Na mediação estará Henning Speck, assessor de Política Externa e Segurança do CDU/CSU no Bundestag.


Às 14h, a mesa "O nexo civil-militar: gestão global de risco e o papel das Forças Armadas" discutirá o papel das Forças Armadas. Participam: Thomas Silberhorn, vice-ministro no Ministério da Defesa da Alemanha; Giovanni Manione, general de divisão e vice-diretor do Estado Maior da União Europeia; Luis Mauricio Ospina Gutiérrez, general de divisão e diretor da Academia Militar da Colômbia; Danielle Jacon Ayres Pinto, vice-presidente da ABED. Moderadora: Monica Hirst, professora da UERJ e da Universidad Torcuato di Tella.


Dia 17, às 10h, "Superando a insegurança: multilateralismo e o papel de alianças transnacionais de segurança" aborda a cooperação internacional nos setores de Segurança e Defesa, com Joanneke Balfoort, diretora de Políticas de Segurança e Defesa da União Europeia; Cristián Castaño Contreras, diretor-geral do Centro de Estudos Estratégicos e de Governo do México; Ronaldo Carmona, professor da Escola Superior de Guerra e senior fellow do CEBRI. Moderadora: Daniela Braun, analista de política externa e segurança da Konrad Adenauer Stiftung.


Já, às 14h, em "Mudando o jogo: respostas cibernéticas a situações de crise" a discussão recai sobre ameaças à segurança global. Debatem Michael Karnitschnig, diretor de Relações Internacionais do Secretariado Geral da Comissão Europeia; Kaan Sahin, assessor estratégico do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha; Carolina Sampó, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina; Jeimy J. Cano, professor da Escuela Superior de Guerra da Colômbia. Moderador: André Clark, General Manager da Siemens Energy Brazil e Conselheiro do CEBRI.


FONTE XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos