Releases
17/10/2017 13:52

Novo conceito de fotografia documental retrata momentos simples na rotina das famílias


(DINO - 17 out, 2017) - A fotografia documental de família surge com o conceito de guardar na lembrança os pequenos detalhes do dia a dia, como o acordar preguiçoso, a comida preferida, o passeio com o cachorro, as brincadeiras com a mamãe, a bronca do papai, a bagunça da casa, o banho quente, o carinho na hora do pijama e a historinha antes de dormir. Esses são momentos especiais da rotina, e registrá-los em família é uma forma de guardá-los para sempre.

Sendo uma especialidade em sua carreira, a fotógrafa Grazi Ventura, que trabalha com famílias há sete anos, enxerga o conceito como uma máquina do tempo, que registra momentos para não serem esquecidos. "O tempo passa depressa e não volta atrás, por isso vamos fotografar hoje, vamos eternizar essas histórias antes que elas passem. Eu registro heranças. O objetivo é fotografar todas as pequenas memórias que eles vão gostar de se lembrar no futuro", esclarece Grazi.

Antes do dia marcado para as fotos, a fotógrafa realiza um encontro prévio, que pode ser presencial ou via Skype, para conhecer a família melhor. As fotos podem ser feitas em um dia corrido, em um final de semana, em pequenas partes de vários dias ou ainda em alguma viagem importante para todos.

"Fotografar cada um desses momentos é o que se propõe a fotografia documental de família. Registrar o dia a dia com arte e sensibilidade para que as próximas gerações se recordem de quem fomos, é a minha missão!", diz a fotógrafa.

Grazi fez recentemente um trabalho com a jornalista Patrícia Maldonado. Em um fim de tarde em casa, a fotógrafa registrou a rotina da família em momentos simples da vida, envolvendo coisas que eles gostam de fazer juntos como brincadeiras com esguicho no quintal, passeio de bicicleta e a bagunça na hora do banho. "A gente até esquecia que ela estava ali não apenas para nos visitar, mas para fotografar. E o resultado não podia ser outro: pura arte. Mais do que isso, o resultado é a beleza que está na simplicidade da vida real", escreveu Patrícia em seu blog Família Muda Tudo.

E é exatamente assim que a fotógrafa trabalha. No dia das fotos, ela se torna uma verdadeira integrante da família, convivendo e registrando todos as histórias do dia a dia de pertinho. Esses registros tornam-se principalmente uma lembrança para as próprias crianças, relembrando sua infância ou aquele momento de carinho com os avós, por exemplo. "Daqui a 40 anos essas imagens terão um valor sentimental inestimável", comenta Grazi.

"Eu me lembro do bife à milanesa da minha avó, do meu pai me contando histórias para dormir, das montagens de autorama do meu irmão, dos choros noturnos da minha irmã mais nova. Eu daria qualquer coisa para ter esses registros para mim e, acima de tudo, para contar e reviver todos eles junto com a minha filha", finaliza a fotógrafa.


Website: http://www.graziventura.com.br

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos