Releases
12/06/2019 13:38

Serra Catarinense apresenta mais uma atração: o Festival Nacional da Truta


Florianópolis, SC--(DINO - 12 jun, 2019) - A Serra catarinense, uma das regiões turísticas mais disputadas do Sul do Brasil, é conhecida pela hospitalidade dos moradores e por suas condições naturais, geográficas, climáticas e culturais. Visitas a cascatas, cânions e serras, cavalgadas, contato com animais e lugares de grande beleza natural, além de passeios e degustações em vinícolas, vêm atraindo um número cada vez maior de visitantes.

Urubici e Bom Retiro, municípios onde ocorre o Festival Nacional da Truta (Fenatruta), possuem altitudes que variam de 900 a 1.400 metros e fazem parte desta região, que registram as temperaturas mais frias do país, com geadas e possibilidades de nevascas no inverno e com temperaturas amenas nas demais estações do ano. Cercados de montanhas, ofertam hoje equipamentos e serviços de hospedagem, de alimentação, agenciamento de transportes receptivo, de guias de espaços para compras, que podem formar roteiros incríveis. Situados a meia distância entre Florianópolis, Lages, Tubarão e Criciúma, o acesso aos municípios é outra atração, pela beleza das estradas nas serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco.

Foi neste cenário aprazível que a truta, um peixe bem adaptado a regiões montanhosas, ganhou status de produto nobre. Somado com a cadeia produtiva e a notoriedade dos vinhos de altitude, foi neste cenário que foi criada a Fenatruta, evento anual para atrair visitantes de várias partes do Brasil.

Santa Catarina é o segundo estado que mais produz trutas. Minas Gerais lidera. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe no país, totalizando mais de duas mil toneladas, em números de 2017, atualizados em setembro do ano passado pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção de trutas cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

PRÓXIMO A FLORIANÓPOLIS

Com 16 anos de existência e mais de 70 associados, a Associação do Trade Turístico de Urubici (Pouserra) foi quem criou o Festival em 2016. A promoção do evento surgiu para prestigiar a qualidade da gastronomia local e regional, bem como diminuir as taxas de sazonalidade na baixa estação. Por isso, o Fenatruta envolve os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo de Urubici e Bom Retiro, cujas distâncias de Florianópolis situam-se entre 172 e 136 quilômetros, respectivamente.

A primeira edição do Festival contou com nove restaurantes e mais de 850 pratos comercializados. No ano seguinte, em 2017, o número dobrou. Foram 15 estabelecimentos e cerca de 2.000 pratos consumidos. Ano passado, o Festival envolveu 16 restaurantes e foi prestigiado por cerca de 10 mil pessoas.

Este ano, Urubici e Bom Retiro realizam a quarta edição do Fenatruta, que contará com 19 participantes, num acontecimento gastronômico que permitirá aos visitantes e moradores locais degustarem pratos típicos deste peixe de água doce, acompanhados por produtos diferenciados da cadeia produtiva que harmonizarão bem com vinhos, espumantes e cervejas artesanais. O que, com certeza, atrairá amantes de uma boa gastronomia de todo Brasil.

O lançamento está marcado para 21 de agosto, e o Festival inicia oficialmente nos restaurantes dois dias depois e, valorizando a Primavera, vai até 29 de setembro. Como em anos anteriores, neste período os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias de Urubici e Bom Retiro, além de pousadas e vinícolas da região, oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta.

Através da parceria com o SENAC e SEBRAE, os municípios estão bem mais capacitados e preparados para oferecer o que há de melhor aos visitantes. Estimulada pelo Festival, a comunidade passou a frequentar mais os restaurantes e valorizar a truta como um produto representativo das potencialidades locais.

Para saber mais, acesse Facebook @pouserra e Instagram @pouserraurubici


Website: http://www.gscomunica.com.br

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos