Releases
23/01/2018 13:11

Psicologia Positiva e Capitalismo Consciente


Florida, EUA --(DINO - 23 jan, 2018) - Em 1998 nascia uma nova ciência, muito conhecida como a 'ciência da felicidade', a Psicologia Positiva, tendo como seu pioneiro Martin Seligman. Sabemos que há séculos se fala sobre bem-estar, sobre felicidade, mas como ciência a Psicologia Positiva ainda é bem "jovem". Ao contrário da psicologia tradicional, que focou por décadas nos problemas humanos, a Psicologia Positiva decidiu abraçar as potencialidades, sem tirar os devidos créditos da psicologia tradicional que contribuiu para os avanços em medicamentos e tratamentos para depressão, ansiedade, etc.

E como é que o Capitalismo Consciente se relaciona com a Psicolgia Positiva?

O capitalismo Consciente existe para gerar prosperidade de forma humanizada. Existem quatro pilares que definem esta área: liderança consciente, propósito maior, orientação para acionistas e cultura consciente.
Os dois temas, por serem novos no Brasil, geram, às vezes, ironias. Muitas pessoas ainda olham a Psicologia Positiva como um tema que esquece que no mundo também existem problemas e simplesmente os ignoram. Mas essa não é a verdade! A Psicologia Positiva reconhece que pessoas tem seus defeitos, falhas, e que nem tudo é perfeito, mas simplesmente escolhe focar em desenvolver suas virtudes. Um mesmo tipo de ironia pode ser visto sobre o Capitalismo Consciente, tema que muitos acham que é simplesmente 'moda', coisa de momento. Mas será que é só moda mesmo? Será que grandes instituições de sucesso como Starbucks, Whole Foods Market, The Cointainer Store, e muitas outras estão apenas 'brincando' de Capitalismo Consciente? Existem pesquisas e estas empresas comprovam, que aqueles que estão investindo em Capitalismo Consciente estão lucrando 10 vezes mais que as empresas concorrentes.

Um ponto importante nestes dois temas é o achar um 'propósito maior'. Se colaboradores não conseguem enxergar um propósito maior no que fazem, nas organizações em que trabalham, de onde vão tirar motivação? Estudos já comprovam que remuneração já não é suficiente, as pessoas estão procurando mais do que isso e não se resumem mais em apenas ganhar dinheiro mas em também o motivo pelo qual ganham dinheiro.

Ainda estamos longe do mundo que desejamos, onde nossas virtudes serão sempre mais valorizadas que nossos defeitos e onde existam apenas empresas que buscam gerar um propósito além de lucros, mas a esperança deve nos mover nesta direção. A Psicologia Positiva e o Capitalismo Consciente, então, são bússolas em nossa constante busca de um mundo melhor.

O Seeds of Dreams Institute aborda em seus programas e palestras estes dois temas, e leva seus clientes, em seus programas de negócios nos Estados Unidos, para conhecerem de perto o conceito do Capitalismo Consciente, visitando empresas que já se adaptaram a este conceito. No Brasil, tem um seminário voltado para a Psicologia Positiva.

Para saber mais visite: http://www.seedsofdreams.org/


Website: http://www.seedsofdreams.org/

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: