Releases
27/02/2018 13:23

Devo comprar moedas estrangeiras antes ou durante a minha viagem internacional?


São Paulo, SP--(DINO - 27 fev, 2018) - É possível evitar esse contratempo e economizar. Não é preciso ser especialista em finanças para evitar taxas muito altas e comprar moedas estrangeiras a preços mais acessíveis. Na plataforma BoaTaxa, é possível comprar com praticidade, segurança e agilidade, mas algumas dicas podem ajudar bastante o turista a economizar.

Pesquise - É preciso avaliar o custo-benefício de comprar com determinada casa de câmbio. Por isso, avalie as taxas e se a localização compensa. Um estabelecimento pode oferecer ótimas taxas, mas estar muito longe de você, gerando custos de trajeto.

Compre a moeda oficial- Muitas pessoas acreditam que o dólar é aceito em qualquer lugar do mundo, o que não é verdade. Antes de viajar, pesquise a moeda local e evite ter que comprar moedas estrangeiras mais de uma vez.

Evite cartão de crédito - Essa modalidade de compra tem mais desvantagens do que benefícios: as taxas são muito altas, há imposto em cada compra (IOF) e o cliente fica sujeito à cotação das moedas estrangeiras praticadas no dia do fechamento da fatura do cartão.

Quando é melhor comprar moedas estrangeiras?

Economistas são unânimes em dizer que comprar moedas estrangeiras antes da viagem é o melhor negócio. Isso porque, em países estrangeiros as condições de compra tendem a ser piores. As taxas, em geral, são bem mais altas e, além disso, não são todas as casas de câmbio lá fora que aceitam o Real. Isso traz um grande problema para o turista. Por último, a língua local pode ser um entrave na hora de negociar e o poder de negociação é quase nulo.

Os especialistas aconselham também que a as moedas estrangeiras sejam compradas aos poucos e não o valor inteiro em um dia. Isso porque as taxas são flutuantes, variam a cada dia. Assim, ao comprar um pouco a cada dia, é possível fazer uma média desses valores e se certificar de que fez um bom negócio.

É importante lembrar que as regras de compra e venda de moedas estrangeiras são definidas pelo Banco Central. Devem ser seguidas pelos agentes autorizados a operar no mercado de câmbio. Comprar moedas estrangeiras no mercado paralelo pode ser perigoso, já que não há garantias nem resguardo legal caso haja qualquer problema.

Todo mês, o Banco Central do Brasil (BACEN) divulga uma lista das instituições habilitadas a operar no mercado de câmbio e a taxa VET média do mês anterior que foi praticada por elas. Para entender melhor, O VET (Valor Efetivo Total) representa o custo de uma operação de câmbio em reais por moeda estrangeira, englobando a taxa de câmbio, as tarifas e tributos incidentes sobre essa operação. No entanto, pelo fato do valor do VET ser sempre relativo ao mês anterior, o valor exibido no aplicativo não será o mesmo a ser aplicado no momento da sua compra.

Já no BoaTaxa, um comparador de moedas estrangeiras online, o cliente tem a possibilidade de comparar em tempo real as melhores cotações que estão sendo praticada por diversas corretoras próximas a ele. Caso ainda não fique satisfeito com os valores apresentados, é possível propor uma oferta personalizada para as corretoras de câmbio cadastradas. Basta informar seus dados e a taxa de câmbio que gostaria de pagar na moeda. Caso alguma casa de câmbio tenha interesse na proposta, um e-mail é enviado ao cliente para dar sequência na operação.

Website: https://boataxa.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos