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15/02/2019 16:14

Dicas para uma alimentação saudável no verão


(DINO - 15 fev, 2019) - Conseguir manter uma alimentação saudável é uma das preocupações em todas as estações do ano, principalmente no verão em função de viagens e a facilidade para se entregar aos fast foods e a alimentos nada saudáveis.

Para seguir uma dieta balanceada e saudável a nutricionista Roseli Ueno, que é formada pela USP e tem experiência profissional em Crianças, Terapia Intensiva, Gestantes, Obesidade,?Patologias em geral e Qualidade de Vida, dá dicas para uma boa alimentação nessa estação e destaca a importância da hidratação.


1) Quais os alimentos recomendados para uma alimentação saudável no verão?


Nestes dias de calor a dica é consumir alimentos de fácil digestão e de preferência baixo teor de gordura:

- saladas variadas com alface, rúcula, agrião, escarola, cenoura ralada, beterraba, pepino, tomate, etc., fáceis de serem encontradas;

- Folha de hortelã: refrescam em chás gelados, água, sucos, saladas;

- Frutas: são sempre ricas em antioxidante que reforçam a saúde da pele na prevenção do envelhecimento precoce, boa quantidade de água (ajuda a hidratar), além de serem ricas em vitaminas e minerais que ajudam a prevenir a desidratação, e aliviam a vontade de comer doces "gordos" como brigadeiros, bolos recheados, bolacha recheada;

- Água de coco: muito bem aceita ao paladar dos brasileiros, fácil de achar, baixas calorias, ótima fonte de hidratação, afinal no calor as pessoas transpiram e perdem sais minerais, e a água de coco ajuda a repor esta perda;

- Proteína animal de baixo teor de gordura: frango sem pele, peixes, ovos, carne vermelha magra (maminha, lagarto, fraldinha), mais fáceis de serem digeridas, boa fonte de nutrição;

- Água: garantir uma boa hidratação e sem calorias;


2) Dê cinco dicas para uma boa alimentação nessa estação?

- hidratar com água e ao longo do dia, não somente na hora que sentiu sede. Porque no momento que sentiu sede você já está desidratado. Consuma no mínimo 1,5 litro /dia;

- opte sempre por alimentos de fácil digestão, fuja das frituras, creme de leite, bolos recheados, pastel, salgadinhos de pacote, carnes gordas como picanha e filé mignon;

- vegetais são sempre bem vindos porque ajudam a prevenir a desidratação, repõe a perda de sais minerais, contribuem para a boa circulação sanguínea;

- comer nos horários certos para não confundir desidratação com hipoglicemia;

- sal e alimentos ricos em sódio: diminua o consumo porque o sódio faz com que o organismo retenha líquido, levando ao inchaço; ?


3) Qual a importância da hidratação nesse tempo?

Desidratar é perder mais líquidos do que a pessoa repõe. Evitar a desidratação que pode ser fatal nos piores casos. Principalmente crianças, idosos, gestantes. Os sintomas da desidratação são: boca seca, pele seca, fadiga, tontura, falta de concentração, dor de cabeça, sonolência, aumento do ritmo cardíaco, queda da pressão, e poderá ser fatal.


4) O que eu devo evitar? Quais cuidados devo tomar com os alimentos?

- sal e alimentos ricos em sódio como embutidos, salgadinhos de pacote, alimentos prontos congelados e industrializados;

- doces;

- trocar a água pelo refrigerante;

- comida de praia, digo, cuidado com os alimentos vendidos na praia ou estradas que não estão armazenados adequadamente, principalmente os que exigem a refrigeração, na época de calor os casos de intoxicação alimentar aumentam muito nos hospitais;

- consuma alimentos sempre de locais com boa higiene;

- alimento rico em gordura como frituras, molhos a base de manteiga, etc., são difíceis de serem digeridos;

- lembre que no verão poderemos ter a falta de água e energia, portanto muita atenção na qualidade dos alimentos ou refeições prontas que você consome. Fique atento na qualidade, validade, armazenamento e etc.;

Website: http://www.roseliueno.com.br/roseli-ueno/

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