Releases
05/09/2018 11:25

Você sabe como é calculada a nota do ENEM?


São Paulo/SP--(DINO - 05 set, 2018) - Centenas de alunos buscam anualmente uma instituição de ensino bem conceituada para fazer o cursinho Enem , que prepara para esse exame específico. Contudo, muitos deles têm dúvidas de como é calculada a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio- Enem.

O Enem surgiu em 1998 como forma de analisar o conhecimento dos alunos que já tinham concluído ou estavam prestes a concluir o ensino médio. O exame avalia o desempenho dos estudantes nas provas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias, além da redação.

O cálculo das notas parece simples, mas leva em conta vários fatores, que acabam influenciando em questões como desempenho mínimo e máximo. Para facilitar a compreensão, vamos esclarecer tais dúvidas!

O resultado do Enem é igual ao resultado do Vestibular?

Ambos os sistemas de notas são bem diferentes. Se por um lado as provas de vestibular têm as notas somadas para que se conheça os aprovados, no Enem não existem "aprovados" oficialmente. Os estudantes ficam conhecendo apenas as médias obtidas nas quatro avaliações, que têm as notas calculadas pelo sistema TRI.

Como são calculadas as notas do Enem?

As notas são calculadas pelo Inep e mensuradas pelo sistema de avaliação TRI - Teoria de Resposta ao Item. Esse sistema é a metodologia mais avançada para medir o desempenho e o comportamento dos estudantes enquanto fazem o exame.

Forma de avaliação pelo sistema TRI

Nesse sistema, os alunos que realizam as provas do Enem são avaliados pelo número de acertos (abrangendo todas as quatro provas), pelo padrão de resposta de cada aluno, que leva em consideração o raciocínio e a lógica. As características de cada um dos itens também entram no sistema TRI.

Vamos dar um exemplo para simplificar: caso um aluno acerte questões que muitos outros acertaram, sua nota será menor, e vice-versa. Mas se o estudante conseguir pontuar em questões vistas como difíceis pelo Inep, a TRI interpreta o acerto como um "chute", atribuindo menos pontos para cada questão acertada nesses moldes. Dessa forma, a nota final é um mistério para os alunos.

Como ter um bom desempenho no Enem?

Para os alunos que desejam concorrer a vagas em universidades que adotam o Enem como método de ingresso, é importante ter um bom desempenho nas provas. Muitos fazem cursinho Enem, um tipo de preparatório oferecido pela Oficina do Estudante.

Além de professores qualificados, o Curso e Colégio Oficina do Estudante oferece inúmeros recursos para melhor preparar os alunos.

Entre em contato com a gente e agende sua visita!


Website: http://www.oficinadoestudante.com.br/

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos