Releases
06/12/2017 11:06

Documentarista brasileiro João Paulo Krajewski grava para a série de TV de maior audiência do Reino Unido


São Paulo--(DINO - 06 dez, 2017) - A produtora inglesa BBC, famosa mundialmente por suas séries de vida selvagem, lançou o documentário Blue Planet 2, uma mega produção gravada em 125 expedições para 39 países durante quatro anos. A série, lançada em novembro, no Reino Unido, apresenta sete episódios de 50 minutos sobre a vida em ecossistemas marinhos, de ambientes costeiros até grandes profundidades, e é apresentada pelo lendário Sir David Attenborough. A trilha sonora é composta pelo renomado compositor Hans Zimmer, que já compôs para filmes estrelados como O Rei Leão, Batman Begins e Piratas do Caribe.

Peixes que saltam para capturar aves em pleno voo, arraias que se assemelham a cometas ao nadar entre organismos luminescentes, enguias que parecem mergulhar num lago no oceano profundo são algumas imagens que impressionam. A série teve tamanha repercussão que já foi vista por mais de 13 milhões de telespectadores e é o programa de televisão com maior audiência em todo Reino Unido em 2017.

O biólogo, cinegrafista e fotógrafo brasileiro João Paulo Krajewski participou como consultor científico e gravou imagens para uma sequência do episódio que apresenta histórias da vida marinha em ambientes costeiros, exibido no Reino Unido no último domingo, dia 3 de dezembro.

Quatro profissionais da BBC, o produtor Miles Barton, o assistente de produção Will Ridgeon e os cinegrafistas Rod Clarke e Dan Beacham; além de João Paulo, participaram da gravação da sequência, a única gravada no Brasil. A equipe passou 26 dias na ilha de Fernando de Noronha para filmar um comportamento raro e surpreendente, em que um peixe, a moreia-zebra, salta fora da água para capturar suas presas, os caranguejos aratus. "Para gravar um comportamento tão rápido e imprevisível, a equipe precisou de muita paciência. Por vezes ficamos mais de 5 horas esperando os animais em pelo sol quente, sobre as quentes rochas vulcânicas de Noronha", conta João Paulo.

"Trabalhando também com uma câmera menor e mais móvel, conseguimos caminhar sobre as rochas lisas expostas na maré baixa e aumentar a chance de registrar um ataque. Conseguimos capturar a primeira boa cena de um ataque bem sucedido apenas após muitos dias de trabalho!", finaliza ele.

O programa estreia nos Estados Unidos em 2018 e ainda não tem data definida para exibição no Brasil. Para quem quiser ter um gostinho das incríveis cenas gravadas no Brasil, a BBC disponibilizou parte da sequência em seu canal online: https://www.youtube.com/watch?v=ILBQKe51xzg.

Sobre João Paulo Krajewski

João Paulo Krajewski sempre foi apaixonado pela natureza e por aventura. Natural de Campinas, ingressou no curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Campinas em 1999. Desde então aliou a Biologia à fotografia, outra de suas paixões.

Já formado, fez mestrado e doutorado, estudando peixes marinhos pela Unicamp, em parceria com a Universidade James Cook, na Austrália. Foi durante sua pós-graduação que Krajewski iniciou sua carreira como fotógrafo e cinegrafista da natureza.

As histórias que registrou junto a seus colegas se transformaram em diversos programas de televisão, com destaque para dois programas Globo Repórter, e matérias em revistas. A partir daí, o biólogo começou a se dedicar quase que exclusivamente à produção de imagens da natureza. Ele viaja o mundo para gravar histórias sobre animais. Em 2012, lançou um livro de fotos de animais e ambientes marinhos dos mais variados locais do mundo.

Krajewski já recebeu vários prêmios internacionais por seu trabalho, e este ano teve duas fotos premiadas no renomado concurso Memorial María Luisa, na Espanha.



Website: https://www.jpkrajewski.com

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos