Releases
28/03/2018 12:50

Estereótipos podem limitar escolha de profissão das meninas, alerta estudo


Santos, SP--(DINO - 28 mar, 2018) - Esta cena não é incomum nos lares brasileiros: enquanto meninos são estimulados a exercer a criatividade com brinquedos de construção e lógica, as meninas se veem limitadas a poucas possibilidades, ligadas ao cuidado e aos afazeres da casa. Felizmente, pais e mães têm repensado essas limitações em prol de um desenvolvimento mais saudável para elas. Porém, o poder dos estereótipos não se limita à sala de casa.

Um estudo realizado pela Cadeira Regional Unesco Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina - FLACSO Argentina, junto à associação Chicos.net e com suporte da Disney América Latina mostra que os professores podem reforçar os estereótipos entre alunos e alunas.

A pesquisa aplicada em São Paulo, Cidade do México e Buenos Aires no fim de 2017 detectou que 80% dos profissionais da capital paulista não percebem diferença no desempenho em aula. Entretanto, 1 a cada 3 entrevistados desse grupo acredita existir diferença entre os sexos para o aprendizado de algumas matérias - destacando que os meninos seriam melhores em matemática e informática (tecnologia), que integram as chamadas disciplinas "Stem" junto às ciências naturais e engenharia.

A pesquisa mostra que se não há incentivo para as meninas, o desempenho delas realmente começa a ficar defasado a partir dos 10 anos. A diferença no tratamento dado pelos professores decorre, possivelmente, da falta de investimento em educação e treinamento adequado. Muitas vezes, eles sabem menos que os alunos no que diz respeito à tecnologia e ainda podem ter valores ultrapassados atribuídos a sexo e gênero.

E como os pais e mães poderiam contribuir para proporcionar mais liberdade a elas? Atitudes simples, como não diferenciar os irmãos e oferecer a possibilidade de escolha de brinquedos e atividades podem contribuir muito nesse sentido. Além disso, filmes e livros com personagens femininos exercendo profissões da área Stem também podem ter papel importante pela representatividade que levam às páginas e telas, inspirando as meninas.

Sobre a Bela Pequena: O blog e ateliê Bela Pequena teve sua origem em 2010, unindo profissionais engajados na elaboração de coleções artesanais únicas , de forma que cada peça expresse o afeto e o cuidado na relação entre mãe e filha. Idealizado por Ana Paula Dantas e inspirado na pequena Giovanna, o ateliê confecciona produtos para ocasiões variadas e tem marcado a história de muitas famílias por todo o Brasil. Contato: contato@belapequena.com.br / (13) 4042-2710

Website: http://www.modainfantilfeminina.com.br

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: