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20/05/2019 11:02

Fragrâncias "gourmands" são aposta do mercado para 2019


(DINO - 20 mai, 2019) - As tendências para 2019 apontam para um mercado repleto de aromas comestíveis. Aqueles que dão água na boca. Caramelo, leite condensado, creme de avelã, chocolate, marshmallow...Tudo que remete a conforto e satisfação. A indústria de fragrâncias atendeu a uma demanda global de consumo que pede por mais diversão e bem-estar. "Pesquisas de tendência mostram que as pessoas estão em busca de mais prazer e divertimento, e essas fragrâncias 'gourmands' traduzem exatamente isso", explica Sandra Heilborn, gerente de marketing da FAV 105, empresa especializada em fragrâncias e representante no Brasil da suíça Firmenic, maior indústria do tipo no mundo.

A partir de um processo de alta tecnologia, perfumistas conseguem reproduzir com precisão esses aromas e garantem também especificidades às fragrâncias como cremosidade e textura. "Hoje não desenvolvemos mais apenas um aroma de chocolate, mas conseguimos reproduzir um aroma de chocolate cremoso", garante Sandra.

A FAV 105 vai apresentar essas fragrâncias especiais na FCE Cosmetique, maior feira da indústria de cosméticos, que acontece este mês em São Paulo. Segundo a especialista, estarão em alta ainda fragrâncias que levam frutas suculentas como pêssego cremoso, maçã cremosa e damasco. "Nesse contexto, os consumidores podem esperar perfumes e cosméticos mais adocicados, o que deve agradar o público brasileiro", diz.

Aromas orientais como vanilla, licor e madeira também continuam em alta. "São fragrâncias muito populares entre as mulheres brasileiras, mas que também têm conquistado o público masculino", afirma a especialista. "São aromas mais quentes, mais sensuais. E a sensualidade também entra nesse conceito de diversão".

Já o toque floral nas fragrâncias vai ficar por conta de notas de flores brasileiras como gardênia e peônia, garantido um pouco mais de suavidade e frescor aos perfumes, o que é bem-vindo num clima tropical como o nosso. "As notas de calda de framboesa e blueberry também vão conferir ao produto aquele fundo mais azedinho, quebrando um pouco o doce", conclui a gerente de marketing da FAV 105.

A Symrise, outra empresa do setor, também fez suas apostas numa linha de fragrâncias com apelo degustativo. Entre as novidades que eles devem apresentar na FCE Cosmetique, está a linha Floriental Gourmand, destinada a produtos de cuidado com o cabelo. "É uma linha que mistura o aroma oriental com um pouco de floral. São aromas que dão uma sensação de cuidado e devem agradar principalmente as mulheres", afirma Clayton Santos, avaliador de fragrâncias da empresa.

De olho ainda em um outro tipo de público, a Symrise criou também a linha Verde. Essa alternativa de caminho olfativo remete à naturalidade, à sustentabilidade, a um olfato fresh. Segundo o perfumista Samuel Moraes, é bastante atual já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e buscam sensações menos artificiais.

Entender o que os consumidores procuram e traduzir isso em aromas e cheiros é o grande desafio do setor. As fragrâncias dos cosméticos interferem diretamente na decisão de compra das pessoas. "O cheiro faz com que a pessoa se sinta especial, bonita, bem cuidada, e isso é essencial no nosso trabalho", garante Clayton Santos.




Website: http://www.fcecosmetique.com.br

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